Diretoria Executiva se reúne com ministro Aloizio Mercadante

A Diretoria Executiva da Andifes participou dia 22, em Brasília, da primeira reunião com o ministro da educação Aloizio Mercadante. Também estavam presentes o secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), Luiz Cláudio Costa e o secretário de educação superior (Sesu/MEC), Jesualdo Pereira Farias.

Na ocasião a Andifes entregou um ofício contendo as principais pautas que precisam ser trabalhadas em parceria com o MEC. Entre os assuntos está o orçamento, com a solicitação de recursos para finalizar o ano acadêmico de 2015 e garantia para o orçamento de 2016, e avaliação dos programas nacionais de educação, como REUNI, ENEM, SISU, UAB, PARFOR, PIBID e Ciência sem Fronteiras.

O cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), especialmente das que tratam da formação de professores e da melhoria da qualidade da educação básica, também foi outra preocupação posta pela Diretoria Executiva. Neste contexto foi abordada a institucionalização do programa de Educação a Distância (EAD) e a elaboração dos PDI das universidades para 2016, que serão feitos levando em consideração as metas do PNE.

dentro

De acordo com a presidente da Andifes, Maria Lucia Cavalli Neder, o tema autonomia também foi reforçado com o novo ministro. “A proposta de autonomia construída pela Andifes já foi entregue ao MEC e paralelo a essa discussão central precisamos debater modelos de financiamento, a expansão da pós-graduação e a internalização”, disse a presidente.

O ministro Aloizio Mercadante fez uma avaliação positiva da pauta entregue pela Andifes e sugeriu que fossem criados grupos de trabalhos para debater detalhadamente alguns temas. Para Mercadante as ações destes grupos devem se concentrar, a princípio, nos programas ENEM, SISU, SISUTEC, UAB-EAD e nas pós-graduações e avaliações. Sobre o orçamento o ministro afirmou que o esforço do MEC é buscar o equilíbrio das contas.

Por fim, a presidente da Andifes reforçou, junto a Mercadante, a intenção dos reitores em realizar uma reunião com a presidente Dilma Roussef. O ministro da educação foi convidado a participar da próxima reunião do Conselho Pleno da Andifes, nos dias 18 e 19 de novembro em São Paulo.

Confira aqui o documento entregue ao ministro

 

Ascom Andifes