ANDIFES anuncia resultado do Prêmio Andifes de Jornalismo 2016

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) divulga as reportagens ganhadoras do Prêmio Andifes de Jornalismo 2016. Na categoria educação básica a série vencedora foi O Raio X das Escolas do País, e na categoria Ensino Superior, a série intitulada Desafios e Caminhos para a Formação de Professores no Brasil, foi a ganhadora.

A reportagem O Raio X das escolas do País apresentou uma série especial de três capítulos sobre a infraestrutura das unidades de ensino básico no Brasil. O texto tem autoria dos jornalistas Thiago Reis e Ana Carolina Moreno. Sua publicação ocorreu no portal G1, de agosto de 2015.

Na série Desafios e caminhos para a formação de professores no Brasil, os jornalistas do portal Porvir, Marina Lopes e Vinícius de Oliveira abordaram um debate de como devem ser preparados os novos profissionais da educação. As quatro matérias que compõem a série foram publicadas em outubro de 2015.

O Prêmio Andifes de Jornalismo foi criado em 1999 para prestigiar o trabalho da imprensa voltado para a educação. Durante esses 18 anos foram premiados 67 jornalistas de vários estados brasileiros, que tiveram suas reportagens publicadas em jornais, revistas e sites jornalísticos. As matérias concorrem em duas categorias; Educação Básica e Ensino Superior, e os vencedores recebem duas passagens aéreas (ida e volta) para qualquer capital do Brasil.

A Associação parabeniza aos vencedores de 2016 e aguarda a participação de mais profissionais de comunicação na edição de 2017, cujo edital está previsto para ser lançado no início do segundo semestre. Com o concurso a Andifes pretende valorizar o trabalho da imprensa livre e responsável, e espera incentivar a participação da mídia nacional em produções de pautas que destaquem projetos, apontem caminhos e proponham mudanças para o ensino do Brasil.