Nota da Andifes sobre o incêndio no Museu Nacional

Os reitores e reitoras das universidades federais, por meio da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior – Andifes lamentam profundamente o incêndio que destruiu completamente o Museu Nacional, um dos maiores patrimônios culturais do país, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde estavam abrigadas mais de 20 milhões de peças que faziam parte de um acervo de valor inestimável para a história e para a cultura do Brasil e do mundo.

A Andifes, mais uma vez, conclama a urgente necessidade de políticas públicas de estado que valorizem e resguardem a cultura e a história do nosso País. Essa tragédia havia sido prenunciada, outras estão sendo incubadas, em função da insuficiência de recursos para preservar instalações físicas e acervos.

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior se solidariza com a comunidade da UFRJ e com todos os brasileiros e brasileiras por essa perda de valor inestimável e irreparável.

Os governantes sabem que decisões econômicas têm consequências sociais. Por sua vez, a sociedade deve entender que a escolha de prioridades, ideias e valores definem o mundo em que queremos viver. Que tão logo seja superado o luto pela perda do passado, a sociedade exija dos governantes o compromisso com o futuro.