Andifes e RNP lançam chamada para ampliação do Cinemas em Rede

O Cinemas em Rede é uma iniciativa da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que pretende contribuir para a criação de um circuito nacional de exibidores nas Universidades, Institutos federais e outras instituições de educação, ciência e cultura conectadas na rede acadêmica.

A prioridade do projeto é valorizar e ampliar o acesso ao conteúdo audiovisual brasileiro, difundindo o cinema nacional em diversas localidades do país, especialmente aquelas que não possuem salas de exibição.

Para isso, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e a RNP estão abrindo uma Chamada de Qualificação com o intuito de mapear os cinemas e exibidores das Universidades e Institutos Federais, conhecer suas condições de trabalho (equipamentos e pessoal) e assim formular estratégias para qualificação destas iniciativas com vistas a formação do circuito nacional.

A Chamada de Qualificação é, então, uma convocatória para o conhecimento dos cinemas, cineclubes, mostras e festivais audiovisuais realizados nas universidades e institutos federais.

Para este levantamento foi desenvolvida uma plataforma Web por meio da qual os exibidores podem se cadastrar e disponibilizar informações sobre suas atividades e suas condições de trabalho, como equipamentos, conteúdos exibidos, equipes envolvidas, espaços utilizados, entre outras informações.
Os interessados podem se cadastrar entre o dia 21 novembro de 2018 e 1º de março de 2019. Após este período, as informações fornecidas serão analisadas e difundidas por meio de uma publicação digital e impressa, com a cartografia dos exibidores das instituições de educação, ciência e cultura usuárias da RNP.

Para participar basta se cadastrar no site: http://www.cinemasemrede.rnp.br/faca-parte/.