IMG_9388
Entidade promove debate sobre Base Nacional Comum Curricular
DSC_0035
Reitores elaboram nota pública em favor da democracia, durante reunião da entidade
IMG_9118
Andifes discute ocupação de vagas discentes nas Universidades Federais, em seminário realizado, em Brasília

Vídeos

Áudio

Enquete

Qual deve ser a prioridade de investimento do MEC no ensino superior?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Artigos

Pantomima quadrangular

Em 17 de abril, mais de dois terços da Câmara Federal votaram por enviar ao senado o processo de impedimento que pode interromper o mandato da presidente Dilma; desses mais de dois terços, a imensa maioria votou, expressamente, invocando Deus, o Brasil e a família; alguns lembraram a importância dos produtores rurais e sua propriedade; os que exaltaram a família fizeram distinção para a mulher e os filhos; todos esses eram os mais efusivos e disseram sim para o impedimento. Até aí, nada mais santo e cívico.

O assalto à democracia

O Brasil é realmente um país surpreendente. Talvez pela nossa formação histórica, originariamente autoritária e excludente, a prática dos dois pesos e duas medidas, simbolizadas nas relações entre a Casa Grande e a Senzala, está fortemente enraizada na sociedade e na cultura das elites.  Graves violações do estado de direito ou da moral pública são admitidas ou até mesmo exaltadas, desde que praticadas em concordância com seus interesses, suas preferências ideológicas ou suas simpatias político- partidárias. É a ética de resultados, cujo corolário é o cinismo como método de fazer política.

Editoras Universitárias

UFRR lança livro sobre interdisciplinaridade na educação

A Editora da Universidade Federal de Roraima (EdUFRR) realiza o lançamento do livro “Percursos pela Interdisciplinaridade: Uma Viagem no Mundo do Conhecimento”. O evento ocorrerá dia 22 de abril, às 19h, no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF).

Editora da UFSCar lança livro sobre fenômenos migratórios e suas relações com parentesco

Nesta terça-feira, dia 19 de abril, a Editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar) lança o livro “Deslocamentos e parentesco”, organizado pelo professor Igor José Renó Machado, do Departamento de Ciências Sociais (DCSo) da Universidade e com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O intuito da obra é compreender o entrelaçamento entre parentesco, família e fenômenos migratórios.