À Comunidade da UFRJ

A nossa Universidade Federal do Rio de Janeiro completa hoje 93 anos. Em uma data simbolicamente tão forte e, mais do que nunca, inspiradora para reflexões, questionamentos e desejos de mudanças, nossa UFRJ reforça, neste 7 de setembro, sua missão de pensar e, sobretudo, contribuir para uma sociedade melhor, mais justa e igualitária.

A UFRJ vivencia, hoje, como todo o Brasil, um momento de transformações e desafios. As mudanças recentes nos mecanismos de acesso à Graduação, com a criação de cotas e a robusta expansão nas vagas ofertadas, têm deixado a UFRJ com uma cara mais plural, diversa, e nossa Pós-Graduação avança como nunca em suas contribuições na Saúde, Tecnologias, Ciências Matemáticas, Físicas e da Terra, Ciências Sociais Aplicadas, Humanidades e Artes, traços que conferem à universidade a marca de uma das instituições de ensino de amplo reconhecimento no Brasil e no mundo.

Comemorações importantes têm marcado este ano de 2013. Elas revelam a grandeza e diversidade da UFRJ e nos lembram que são os esforços de servidores técnico-administrativos, docentes e dos nossos alunos que há quase um século vêm construindo esta universidade e fazendo da sua qualidade uma referência.

A dimensão e o porte da nossa universidade revelam um verdadeiro mosaico de saberes e desempenhos. Assim, em 2013, comemoramos muitas datas importantes para a UFRJ.

Celebramos os 195 anos do Museu Nacional da UFRJ, instituição reconhecida pela qualidade da sua pós-graduação e um dos mais ricos acervos de História Natural do mundo, e completamos os 50 anos do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ), com suas contribuições estratégicas para o desenvolvimento do Brasil, seja através das suas pesquisas tecnológicas, seja na formação pós-graduada em Engenharia.

Nosso Instituto de Psiquiatria (Ipub) celebrou 75 anos, reforçando a importância de políticas humanistas na promoção da saúde mental, e o Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (Nutes) completou quatro décadas de dedicação ao ensino, pesquisa e extensão em Educação em Ciências e Saúde.

Ainda na área de saúde, a Escola de Enfermagem Anna Nery celebrou 90 anos de práticas dedicadas a formar profissionais críticos e cidadãos, e o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) celebra seus 60 anos.

Recentemente, a Escola de Química celebrou 80 anos, reconhecendo os passos de célebres pesquisadores que já frequentaram suas salas de aula e comemorando recentes pesquisas, voltadas para políticas sustentáveis na área de combustíveis, entre tantas outras. O Programa de Pós-graduação em Química do Instituto de Química da UFRJ completou cinco décadas de atuação.

Bibliotecas, espaços sagrados para a formação de bons profissionais, também receberam devidas homenagens: a do Centro de Tecnologia, em suas quatro décadas de existência, e a do Museu Nacional, que celebrou 150 anos.

O Projeto Fundão, mais antigo projeto de extensão da UFRJ, comemora este mês 30 anos de atividades, lembrando que a universidade deve estar sempre integrada à sociedade.

Estes são apenas alguns exemplos da grandiosidade de nossa universidade, que está nas salas de aula, mas também nas ruas, promovendo cultura, participando de grandes mobilizações na defesa de justiça social e cidadania.

A UFRJ é um universo, uma praça de debates. O Ensino, a Pesquisa e a Extensão como princípios basilares somam-se à defesa da liberdade de expressão, da democracia e do respeito às diferenças. Esse universo, muitas vezes, se mostrou como um grande celeiro de utopias e, a partir de sonhos distantes, nos levou a importantes realizações. Celebremos! Comemoremos!

Saudações universitárias,
Carlos Levi – Reitor da UFRJ

 

 

A Need For More Options
watch game of thrones online free What is the new earring silhouette trend

Denim Stretch Leggings Will Create A Slimming Illusion
online games one shoulder gown the First Lady wore to the inauguration balls

Feel Sensual in Silk Nightwear
cheap prom dresses Some classic pieces for your wardrobe

The Nine Bean Secret Recipe
cheapest flights different types of women affordable handbags along with trendy sweaters which investigate unique on

Are You on Lookout to Convert MKV to AVI
onlinegames then you’ll always be ready to hit the town in style

Premium quality Luggage Bags because Quality Lasts Forever
miniclip incredible importance of individual computers in fashion redecorating

What Is the Average Monthly Salary for a Fashion Merchandiser
ballkleider While everyone agreed that these boots were amazing on Selena Gomez

Obama’s Baby Steps Into White House
cool math games hilton top of overall suites on a vegas strip