A universidade do futuro

Minivídeos se tornam uma ferramenta fundamental nas salas de aula

A gravação de aulas está se tornando um recurso muito utilizado nas universidades e são distribuídas na internet como minivídeos, com os quais os alunos podem estudar em casa e a um custo mínimo. Os minivídeos de autoformação universitária ficam disponíveis em um site e podem ser visualizados nos reprodutores MP4, em aparelhos similares ao iPod, da Apple, ou em telefones celulares de última geração.

Outro dos elementos-chave do ensino do futuro é o quadro negro eletrônico ou digital, um sistema geralmente integrado por um computador e um vídeo-projetor, que permite a projeção de conteúdos digitais para serem visualizados em grupo e interação sobre as imagens projetadas. Mas há quem tema que a entrada das tecnologias multimídia das universidades destruirá a docência, mas os pesquisadores consideram que, na realidade, oferecem a oportunidade de se “construir” uma nova forma de ensino.

Os reprodutores digitais MP4, dispositivos multimídia com um tamanho similar ao de um telefone celular e que armazenam, organizam e reproduzem arquivos de vídeo, áudio e imagens, não servem somente para divertir seus usuários. Estes cada vez mais econômicos e popularizados aparelhos eletrônicos também servem para melhorar os estudos universitários.

Segundo especialistas da Universidade Carlos III de Madri (UC3M), os MP4 são um veículo que permitem que a docência deixe de estar presa à sala de aula tradicional para que o ensino possa ser realizado em diferentes lugares e momentos do dia. Assim, os MP4 estão se transformando em um dos mais simples e acessíveis aparelhos da chamada “universidade do futuro”, que aproveita ao máximo as novas tecnologias. Os pesquisadores da UC3M colocaram à disposição de seus alunos uma série de minivídeos de autoformação que podem ser reproduzidos em formato MP4 e que são considerados “a evolução natural da gravação de aulas de teoria, mas com uma característica diferente: sua curta duração, que oscila entre cinco e dez minutos”.

Este material multimídia está disponível em um site na internet e preparado para poder ser visualizado não somente nos MP4, mas também em aparelhos similares ao iPod, da Apple, ou em celulares de última geração. O quadro-negro eletrônico ou digital, outro dos elementos-chave do ensino do futuro, é um sistema geralmente integrado por um computador e um vídeo-projetor, que permite projetar conteúdos digitais para serem visualizados em grupo, além de uma interação com as imagens com o mouse, o teclado ou um ponteiro eletrônico.

ENSINO
O material didático multimídia foi desenvolvido em dois projetos da UC3M junto com outros pesquisadores do Departamento de Estatística. Desde seu recente lançamento, estes mini-vídeos de auto-formação, que tratam temas como variável aleatória, modelos de probabilidade ou estatística descritiva, tiveram milhares de visitas em 20 países e cidades espanholas.

Os alunos acolheram a ideia de maneira muito satisfatória, segundo as primeiras enquetes realizadas. “Sabemos de alunos que repassam conteúdos enquanto estão no ônibus, com a ajuda do celular e suas opiniões foram muito positivas em geral”, diz o professor Emilio Letón. Atualmente não está claro qual é o melhor método de transmissão de conhecimento, que passou dos quadros-negros para as transparências em um curto espaço de tempo, sem poder assimilar bem as vantagens e inconvenientes, segundo alguns professores.

Agora, as novas tecnologias multimídia entraram em cena e há quem tema que elas destruirão a docência como conhecemos hoje, embora os pesquisadores que desenvolveram o projeto prefiram ver a oportunidade real de se “construir” uma nova forma de ensinar. “Os professores aos quais este projeto foi apresentado o consideraram uma ferramenta útil para cumprir com o planejamento da disciplina e como uma ajuda, porque poderão dedicar mais tempo à solução de problemas se forem utilizados antes pelos alunos, que tirariam maior proveito das aulas presenciais”, afirma Letón.

SAIBA +
De acordo com o estudo, os professores aos quais este projeto foi apresentado o consideraram uma ferramenta útil para cumprir com o planejamento da disciplina e como uma ajuda, porque poderão dedicar mais tempo à solução de problemas se forem utilizados antes pelos alunos, que tirariam maior proveito das aulas presenciais.

Desde seu recente lançamento, estes minivídeos de autoformação tratam temas como variáveis aleatórias. Os alunos acolheram a ideia de maneira satisfatória.

Outro dos elementos-chave do ensino do futuro é o quadro negro eletrônico ou digital, um sistema geralmente integrado por um computador e um vídeo-projetor.