Acordo de cooperação técnica aproxima UFPR e Hospital Rondon

A assinatura do acordo foi na universidade com representantes do hospital e da instituição de ensino (Foto: Franciele Mota)

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), campus Toledo, recebeu na segunda-feira (10) a visita do reitor da Universidade Ricardo Marcelo Fonseca, da vice-reitora Graciela Inês Bolzon de Muniz, do diretor do Hospital Rondon Dietrich Rupprecht Seyboth e demais membros da diretoria do Hospital e da Universidade.

Na ocasião foi celebrada a assinatura do acordo de cooperação técnica entre a UFPR e o Hospital Rondon. O acordo tem por objeto o estabelecimento de condições para o desenvolvimento de atividades teóricas e práticas por parte dos acadêmicos do curso medicina de Toledo da UFPR no Hospital Rondon, visando o aprimoramento técnico-científico e aproximação das condições reais de trabalho para a formação do estudante.

Para o diretor do Hospital Rondon Dietrich Rupprecht Seyboth o acordo é um desafio estimulante que vai contribuir para elevar o nível de qualidade já exercido pelos funcionários da instituição. “Nós entendemos que esse convênio firmado com a UFPR é em última análise uma chancela à qualidade do serviço que nós prestamos. É, portanto, o reconhecimento da dedicação e do trabalho dos nossos colaboradores que procuram sempre manter alta qualidade no que fazemos”.

COLABORAÇÃO

Na cerimônia de assinatura do acordo, o reitor da UFPR Ricardo Marcelo Fonseca reforçou o privilégio desse acordo nessa fase de consolidação do curso de medicina no campus de Toledo. “Crescer sempre é algo complexo, tem suas dores, e institucionalmente não é diferente. Então, nesse momento poder contar com o Hospital Rondon que tem essa tradicional história é de tremendo valor para a universidade”, cita.

Fonseca agradece também o reconhecimento da comunidade em um momento de expansão da Universidade na região Oeste do Estado e destaca o acolhimento e a colaboração técnica que a UFPR recebe.

ACORDO

O documento assinado é de carácter não-oneroso que determina que o Hospital Rondon recebe alunos acadêmicos do curso de medicina para atividades teóricas e práticas. “Esperamos contribuir com a dinâmica interna do Hospital com a juventude dos nossos estudantes que estão ansiosos para ajudar e aprender. Eu tenho certeza que aproveitaremos muito, que é fundamental para os nossos estudantes, mas espero também retribuir essa generosidade do Hospital Rondon colaborando para que esse Hospital continue com tanta qualidade”, complementa o reitor.

ATIVIDADES

A diretora UFPR campus Toledo Cristina de Oliveira Rodrigues enfatiza a importância da participação dos alunos em ambientes distintos da saúde, visto a complexidade da área médica. Em Toledo, os alunos de medicina já desenvolvem atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no ambulatório de especialidades e nas escolas de ensino fundamental com projetos de educação e saúde. “Esse convênio de cooperação técnica com o Hospital Rondon vem somar a esse cenário de ensino agora dentro de um contexto hospitalar”.

O curso de medicina da UFPR, campus Toledo tem hoje 180 alunos e o ciclo acadêmico encerra o 6º semestre em 2018. Cristina explica que nem todos irão para o Hospital Rondon, somente os alunos a partir do 4º período. “Hoje temos em torno de 60 alunos frequentando o hospital e a perspectiva é que esse número vá aumentando a partir dos próximos semestre”, complementa.

MAIS PARCERIAS

Em Toledo, a Universidade já teve um período de atividades no Hospital Bom Jesus e agora está refazendo o acordo de cooperação técnica com a instituição. “O Bom Jesus é um hospital importantíssimo para a cidade, e sem dúvida vai ser um campo de ensino para os nossos alunos também. Esperamos que até o meio do próximo semestre estejamos com o acordo com o Hospital Bom Jesus também”, conclui Cristina.

Fonte: Jornal do Oeste