Andifes apoia lançamento da Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais

destaque

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) participou ontem (11), em Brasília, do lançamento da Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais. O apoio ao trabalho dos parlamentares tem como objetivo debater meios para avançar o sistema das Universidades Federais e superar desafios através da interlocução permanente entre a academia e o parlamento.

site5

O café da manhã de lançamento contou com as participações de vários reitores e quase uma centena de deputados e senadores, de vários partidos políticos. Estavam presentes representantes de todos os Estado, a convite dos dirigentes das Universidades Federais, da deputada Margarida Salomão e da Senadora Fátima Bezerra, que coordenam a Frente Parlamentar.

Lideranças partidárias do PT, PSDB, PMDB, PSB, PCdoB, PROS, PSDB, PP, PDT, PSol, utilizaram a palavra para expressarem apoio ao grupo de trabalho e ressaltarem a importância de se investir em projetos para educação. Teve destaque a presença do deputado Saraiva Felipe, presidente da Comissão de Educação da Câmara, que destacou a iniciativa e pediu assessoramento da frente para auxiliar nas demandas das audiências públicas na Comissão de Educação.

site9

Para o presidente da Andifes, reitor Targino de Araújo, a integração entre parlamentares e as Universidades Federais resultará em ações relevantes para aperfeiçoamento das atividades de educação, ciência, tecnologia e inovação. “Estamos reunindo aqui, atores que se interessam pelo fortalecimento das Universidades Federais, instituições que têm compromisso com o desenvolvimento social, econômico e político do país. A Andifes já entregou à Frente Parlamentar o Plano de Desenvolvimento das Universidades (PDU), documento elaborado pela Associação, que está em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE) e subsidiará o trabalho do grupo parlamentar”, disse o reitor Targino de Araújo.

site8

A deputada Margarida Salomão informou que recebeu a adesão de mais de duzentos deputados e senadores para instalação da Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais. “Temos hoje aqui a presença significativa de representantes do povo, que se reúnem para dizer que a causa das Universidades Federais é estratégica para Brasil. Somos trabalhadores nesta grande obra de construção das universidades brasileiras, que hoje encontram-se interiorizadas e de acesso democrático. É isso que queremos fortalecer”, disse a deputada.

site10

A senadora Fátima Bezerra, que também representa a Comissão de Educação do Senado, falou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Associação. “É oportuno saudar a Andifes e os reitores de todo o país pelo papel que tiveram nesse ciclo de expansão e fortalecimento das universidades, nesses últimos 12 anos. Agora, precisamos consolidar os investimentos em curso e a luz do novo PNE e implementar um novo ciclo de acesso ao ensino superior no Brasil. Para tanto, é preciso que o Congresso Nacional faça seu dever de casa, aprovando o Orçamento Geral da União”, disse Fátima Bezerra.

site3

Uma das primeiras tarefas que surgiu das manifestações de todos os oradores é o trabalho para evitar que as medidas econômicas de ajuste fiscal afetem o orçamento da educação. “Os programas e ações em educação, da creche a pós-graduação, exigem maturação e continuidade para produzir os efeitos esperados pela sociedade, portanto, os ajustes conjunturais não podem comprometer as políticas públicas estruturais”, afirmou o presidente da Andifes.

O evento também contou com as presenças de representantes do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), Federação de Sindicato de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (PROIFES), União Nacional dos Estudantes (UNE), Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG) e Federação de Sindicato do Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior (Fasubra).

Durante o café da manhã, foi entregue o documento de apresentação da Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais e a Agenda de Desenvolvimento para as Universidades Federais. Nos próximos dias será realizada uma reunião para organização da agenda de trabalho, levando em consideração as diretrizes contidas no PNE e PDU.

 

site4

 

site

 

 

site2