Andifes apresenta publicação com propostas para uma nova Expansão das Universidades Federais

A Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) apresentou a proposta para um novo Programa de Expansão, Excelência e Internacionalização das Universidades Federais na tarde do dia 18 de abril de 2012, em Brasília.

Essa proposta engloba uma nova etapa de construção estratégica das universidades federais. Está contemplada a excelência no âmbito da graduação, da pós-graduação, da internacionalização e da modalidade à distância, elementos essenciais para o novo ciclo de crescimento estratégico na educação.

As diretrizes resultaram de amplo trabalho desenvolvido por meio de reuniões e seminários da Andifes, de diversas áreas do conhecimento e de segmentos sociais.

O núcleo das diretrizes é o respeito à autonomia universitária, de modo que cada instituição deve decidir, dentro dos parâmetros estabelecidos para o sistema, qual seu projeto e incluí-lo nos PDIs.

A proposta agora será apresentada para debate nas comunidades universitárias, no parlamento, com o governo e com os diversos atores sociais interessados.

A proposta trabalha com novos paradigmas para uma nova universidades, que está inserida em uma nova realidade socioeconômica do pais, que, por sua vez, também reposiciona o Brasil em uma condição mais destacada na geopolítica mundial. Estes novos paradigmas se baseiam na excelência e na internacionalização, que reforçam o papel de referência das universidades federais para o ensino superior e no compromisso com a educação básica.

O evento foi prestigiado pela presença de representantes da UNE, Fasubra, Andes-SN, PROIFES, ANPG, dos deputados federais Miriquinho Batista (PT/PA) e Pedro Uczai (PT/SC), do secretário executivo do MCTI, Luiz Elias.

Estiveram presentes cerca de 150 convidades, entre pró-reitores de graduação, pós-graduação, administração, planejamento, assuntos estudantis e extensão; assessores de relações internacionais; e diretores de escolas técnicas e de colégios de aplicação e reitores

Clique aqui para fazer o download da publicação.