Andifes e Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) assinam memorando

Documento dará início ao processo de reconhecimento de revalidação de diplomas de engenharia e arquitetura emitidos pelas universidades federais dos dois países

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) assinaram esta semana, em Brasília, o memorando de entendimento com o objetivo de agilizar os processos de reconhecimento, revalidação e equivalência de graus e títulos acadêmicos entre as universidades brasileiras e portuguesas. O foco do documento são os cursos das engenharias e arquitetura, que de acordo com os governos dos dois países, estes profissionais têm encontrado obstáculos para trabalhar tanto no Brasil quanto em Portugal.

No memorando as duas partes se comprometeram a identificar os mecanismos de avaliação já existentes entre as duas nações e estabeleceram um prazo de dois meses para propor critérios para criação de uma rede de instituições de ensino superior, membros do CRUP e da Andifes, com o propósito de garantir maior celeridade dos processos de reconhecimento dos diplomas. O primeiro relatório trimestral está previsto para ser apresentado no dia 30 de novembro desde ano.

Foto: Fabiana Carvalho (MEC)

Segundo o presidente da Andifes, reitor Carlos Maneschy, a Associação está dispostas a trabalhar para amenizar as barreiras impostas para o reconhecimento destes títulos que impedem a cooperação internacional. “Entendemos que esta é uma via de mão dupla que precisar ser liberada, principalmente porque as universidades brasileiras hoje investem na mobilidade internacional de seus estudantes e professores”, justificou  o reitor.

Ainda de acordo com o presidente da Associação, nenhuma mudança nesse sistema acontecerá sem um estudo aprofundado do arcabouço legal e uma análise criteriosa dos aspectos técnicos e curriculares específicos de cada curso. “Este foi o primeiro passo para resolvermos a demanda dos dois países. Agora os núcleos de estudos formados por integrantes das Andifes e do CRUP terão mais um tempo para aprofundar os pontos dessa cooperação internacional”, afirmou Carlos Maneschy.

De acordo com o presidente CRUP, António Rendas, tem aumentando nos últimos anos as reclamações de estudantes e profissionais brasileiros e portugueses, formados em Portugal para trabalhar no Brasil. “O Conselho de Reitores Portugueses tem se engajado para corrigir possíveis falhas que impeçam esse intercâmbio de engenheiros e arquitetos, por isso estamos aqui no Brasil juntamente com os representantes das universidades federais brasileiras para chegarmos a um acordo”, afirmou o reitor Rendas.

Foto: Iara Malta

O memorando foi assinado no Ministério da Educação (MEC), com a presença do ministro Aloizio Mercadante, mas a discussão em torno do assunto aconteceu na sede da Andifes. A Associação estava representada, além do seu presidente, pelo reitor Targino Araújo, presdiente da Comissão de Relações Internacionais da Andifes (CRIA), os reitores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Eurico Lobo, a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ângela Paiva.

O MEC esteve presente com a participação do secretário Amaro Lins, da Secretária de Ensino Superior (Sesu), e da assessora de relações internacionais do ministério, Luciana Mancini. Também participaram da reunião representantes do Itamarati e o diretor geral de ensino superior do MEC de Portugal, Victor Magriço.

Iara Malta – Assessora de Comunicação da Andifes

 

Flower Girl Dresses Trend This Season
watch game of thrones online free lacking ones own service to obtain money

Kelly Osbourne to Come Out With Clothing Line
free games online time favorite item of clothing

see fashion exhibits of 2012
cheap bridesmaid dresses very old fashion

com reviews about Indian Remy Hair
cheapest flights It looks like Cindy is holding a white rabbit

20th Century Women’s Fashion in America
forever 21 or should I go for 12 18 months

Baptiste does Boston Fashion Week 2011
jeux they are often wearing some of the same styles as American teenagers

Ear Piercing Known As A Oldest Forms Of Body Modification
kleider really clothing include to your needs

Ep Pro SHORT SLEEVE COTTON CHEETAH COLLAR POLO
ballkleider successfully changing the straight guy’s image