Andifes sedia 1ª Encontro do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Ifes

O Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino Superior (Copropi) realizará o seu primeiro encontro na próxima segunda-feira (16), às 10h, na sede da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em Brasília. O evento contará com a participação de representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia (MTC) e Ministério da Educação (MEC).

O encontro será aberto pelo presidente da Andifes Alan Barbiero (UFT) e pelo coordenador do Copropi Hélio Leães. Na programação, a discussão sobre o Programa de Apoio à Pós-Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior, o PAPG-Ifes.

Às 10h30, a comissão que trabalhou na segunda fase de formatação do PAPG-Ifes, coordenada pelo professor César Sá Barreto em conjunto com os pró- reitores Hélio Leães (Sul), Maria Tereza Barbosa (Sudeste), Divina Cardoso (Centro-Oeste), Edna Maria da Silva (Nordeste) e Fernando Carvalho Silva (Norte) apresentará o relatório consolidado referente às duas primeiras fases do Programa. Nestas etapas, foi feito, primeiramente, uma coleta de informações, quando os coordenadores de Programas de Pós-Graduação das Ifes responderam um questionário informando as demandas das instituições para o crescimento da pós-graduação. Na segunda fase, foi feita uma análise qualitativa destas demandas.

O relatório final do PAPG foi apresentado aos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência e Tecnologia (MCT) e então foi criada uma Comissão Interministerial, que participará do Encontro do Copropi às 14h. O secretário executivo do MCT Luiz Antonio Rodrigues Elias, o diretor de Programas e Bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) Emídio Cantídio, o diretor de Programas Horizontais e Instrumentais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) José Roberto Drugowich e o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Andifes reitor José Ivonildo do Rego falarão sobre os trabalhos da Comissão e o andamento do PAPG-Ifes.

Na pauta do Encontro ainda está prevista a eleição da nova coordenação do Colégio, que assumirá os trabalhos em 2010. Segundo o atual coordenador Hélio Leães, o Copropi deve trabalhar para viabilizar o PAPG, que tem por objetivo resolver as assimetrias intra e inter-regionais na oferta de pós-graduação no Brasil. Além disso, Hélio acredita que o Colégio também deve buscar a inserção das universidades no setor produtivo, para que o conhecimento produzido se torne inovação.

Copropi
A criação do Copropi foi aprovada na reunião do Conselho Pleno da Andifes do dia 18 e 19 de agosto. O fórum terá por atribuições assessorar a Andifes nos assuntos relacionados às áreas de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, identificando as necessidades nacionais e regionais em tais áreas, propor às agências de fomento a adoção de políticas para implementação das soluções apresentadas, elaborar estudos e projetos de desenvolvimento nas áreas de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, estimular e promover intercâmbios e cooperações de interesse dos órgãos da área de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Ifes e contribuir para a disseminação e divulgação da produção de Ciência e Tecnologia das Ifes.