Anuário Brasileiro da Educação Básica 2016 é lançado pelo Todos Pela Educação e Editora Moderna

A quinta edição do Anuário Brasileiro da Educação Básica acaba de ser lançada pelo movimento Todos Pela Educação e pela Editora Moderna. A versão online já está disponível para download nos sites dos parceiros da publicação.

O conteúdo do Anuário está organizado de acordo com as 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE), sancionado em 2014, que devem ser alcançadas no prazo de dez anos e, assim, constituem a agenda estratégica da Educação brasileira.

Com o objetivo de dar ao leitor uma visão abrangente dos resultados e desafios educacionais do País, a publicação traz séries históricas, desde 2001, que revelam com mais clareza os avanços (ou não) dos indicadores, permitindo análises mais consistentes de diferentes contextos regionais e socioeconômicos, para todas as etapas e modalidades de ensino. Traz também tabulações próprias e abordagens estatísticas inéditas feitas com dados do Censo Demográfico e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Esta edição conta ainda com artigos de especialistas da área. Ricardo Chaves de Rezende Martins faz um balanço sobre o PNE; Binho Marques escreve sobre a importância do Sistema Nacional de Educação; Eduardo Deschamps discorre sobre as necessárias mudanças no Ensino Médio; Beatriz Gouveia trata da Avaliação Nacional da Alfabetização como parte de uma ação articulada; Luís Carlos de Menezes analisa a Base Nacional Comum Curricular; André Lázaro aponta os desafios da Educação de Jovens e Adultos; Simon Schwartzman analisa a Educação Profissional Técnica no Brasil; Fernando Luiz Abrucio propõe uma agenda sobre formação de professores; e Clayton Arruda de Vasconcelos e Ismar Barbosa Cruz tratam do financiamento da Educação.

De acordo com os organizadores, “este Anuário reafirma o compromisso do Todos Pela Educação e da Editora Moderna com o PNE. Busca, mais uma vez, ser uma ferramenta de grande utilidade a todos que desejam compreender e acompanhar a evolução da Educação brasileira”.

O Anuário está disponível para download nos sites do movimento Todos Pela Educação (www.todospelaeducacao.org.br) e da Editora Moderna (www.moderna.com.br).

Ascom/Andifes, com informações do Todos Pela Educação.