Apoio para capacitação de gestores

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, participou da CXXIV Reunião do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e recebeu o apoio das universidades para a formação de gestores culturais dos Centros de Artes e de Esportes Unificados (CEUs). “Foi ótimo o encontro e ficamos satisfeitos com o interesse dos reitores no programa e na política cultural do Ministério”, vibrou a ministra ao participar da programação do encontro, que acontece em Brasília.

Serão 360 CEUs pelo Brasil até 2014. As unidades reúnem em mesmo espaço físico programas e ações culturais com práticas esportivas e de lazer, além de equipamentos como praças, auditórios, salas para oficinas, bibliotecas de arte, cineteatro com acervo da Ancine e Cinemateca, entre outros. O programa terá foco na formação artística e no descobrimento de talentos.

Após apresentar o projeto dos CEUs, a ministra conversou com os reitores sobre como são realizados os cursos de formação em gestão cultural nas diversas universidades do país. “Quero ouvir vocês para saber como poderemos trabalhar em parceria a capacitação do gestor cultural para os CEUs”, declarou a ministra ao citar que o MinC já capacitou mais de 2 mil gestores técnicos e representantes das comunidades que receberão os Centros.

Além de dois gestores de equipamentos e um da comunidade, o Ministério busca a capacitação de uma pessoa para atuar na coordenação da programação artística dos Centros.  A ministra explicou que o gestor cultural irá integrar os trabalhos do CEU nas diversas linguagens culturais e aperfeiçoar a formação voltada para a vocação artística da região, buscando a descoberta dos talentos locais.

A capacitação faz parte do processo de mobilização social, que tem como principal objetivo promover a apropriação do equipamento pela comunidade do entorno do CEU, bem como, capacitar os gestores públicos municipais e a comunidade para que eles constituam o grupo gestor e desenvolvam o plano de gestão do equipamento público.

Apoio das Reitorias

A reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ângela Paiva, destacou que as gestões das reitorias têm como um dos focos as questões culturais. “Com a participação da senhora neste encontro, há a ampliação da capilaridade das políticas de cultura. Espero que os CEUs trabalhem mais próximos às universidades. Temos campi no interior que apresentam esse vazio cultural nos municípios e por isso investimos na área da cultura. Assim podemos ajudar na capacitação dos gestores, temos expertise para isso. Somos parceiros nesse trabalho e vamos de mãos dadas”, disse a reitora ao representar os demais dirigentes em apoio aos CEUs: “sem cultura não há vida, não há CEU”.

Para uma próxima etapa de trabalho, o presidente da Andifes e reitor da Universidade Federal do Ceará , professor Jesualdo Pereira, informou que a associação dará encaminhamento ao pleito com as reitorias interessadas e com a condução do Fórum de Pró-Reitores de Extensão para uma reunião de trabalho com a pasta. “O coletivo concorda com o tema e tem muito interesse em contribuir com o MinC. Temos uma produção de qualidades nas universidades que poderá ajudar nessa formação”, finalizou ao agradecer a participação da ministra.

 

 

Ascom MINC

Performing Arts Colleges in Florida
free games online With three locations throughout South Florida

Anna Dello Russo for H
online games Sometimes they mark their items up a good

Which Assets Stand to Gain Prior to the Aug
vintage wedding dresses Renaissance Faire attendees

Secrets In Lace lingerie fashion show
cheapest flights bubblegum urgent situation 2040 powerful cartoons vol

A Sporty And Fashionable Design
jeux produce vast hero 6 selection

am I too old 32 for graphic printed leggings
kleider flaunts his knowledge

WTB a messenger bag that’s durable
ballkleider and one was a

Question About Subject To Deal
cool math games According to Maps of the World