Após sequências de falhas, resultado do Sisu 2011 é adiado para a próxima segunda-feira

RIO – Com a prorrogação do período de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada 2011 (Sisu) devido a sequência de falhas no programa, a divulgação dos resultados, antes marcada para o dia 22, foi adiada para 24 deste mês. Os alunos selecionados deverão se matricular nas instituições de ensino entre 27 e 31 deste mês, sempre nos dias úteis. As duas chamadas subsequentes estão previstas para 4 e 13 de fevereiro. O novo cronograma está disponíve no site do Ministério da Educação (MEC). Em meio à confusão no Sisu, Haddad sairá de férias de 20 a 30 de janeiro.

As datas foram publicadas nesta terça-feira (18) no Diário Oficial, na mesma edição que trata da troca de comando no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do MEC responsável pelo Enem.

Haddad sairá de férias na quinta-feira, último dia de inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza as notas do Enem como único critério de seleção para 83.125 vagas em universidades e institutos tecnológicos federais e estaduais.

A princípio, o prazo de inscrições terminaria nesta terça-feira, mas foi adiado até as 23h59 de quinta-feira (20). O sistema foi aberto e os candidatos enfrentam dificuldades para acessar a página que ficou sobrecarregada por causa do grande número de acessos.

A assessoria de Imprensa do MEC confirmou que o ministro sairá de férias no dia 20.

Criada pelo MEC no ano passado, a ferramenta unifica a oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior. Nesta edição, são 83.125 vagas em 83 instituições. Para participar do Sisu, o estudante precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. Os candidatos devem acessar o site e escolher duas opções de curso, elegendo sua prioridade.

Ao final de cada dia, o sistema divulga a nota de corte para cada graduação. O estudante pode mudar de opção se concluir que tem mais chance de ser aprovado em outra instituição ou em outro curso. Cada alteração invalida a opção feita anteriormente. Até as 12h de hoje, o sistema recebeu 500 mil inscrições.