“Atacam a universidade pública para justificar privatização”, diz Marianna Dias

Em entrevista à TV 247, a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Marianna Dias, criticou as operações contra as universidades federais brasileiras; Dias, que esteve na UFMG no dia em que o reitor Jayme Arturo Ramírez e outros funcionários da instituição foram levados coercitivamente pela PF numa operação midiática, afirma que é preciso enfrentar esta campanha de “desmoralização” das universidades; “As operações tentam sensibilizar a opinião pública que as universidades públicas estão imersas numa lama de corrupção para justificar sua privatização”, afirma; “A gente já vê movimentações de se sugerir que o futuro das universidades é a cobrança de mensalidade”, disse a líder estudantil, ao referir-se ao estudo do Banco Mundial.

247 – A presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Marianna Dias, condenou em entrevista à TV 247 as operações da Polícia Federal contra as universidades brasileiras.

Dias, que esteve na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no dia em que o reitor Jayme Arturo Ramírez e outros funcionários da instituição foram levados coercitivamente pela PF na operação “Esperança Equilibrista”, afirmou que o objetivos das ações é desmoralizar as universidades.

“Tem acontecido muito isso: desresponsabilizar o governo federal de financiar a educação pública do nosso País. Quando aprovam a PEC 55, quando cortam gastos no ensino público. Inclusive quando se enxerga o ensino público como gasto e não como investimento, você quer desresponsabilizar o governo federal de investir neste setor”, afirmou a presidente da UNE.

Segundo Marianna Dias, as operações tentam sensibilizar a opinião pública que as universidades públicas estão imersas numa lama de corrupção para justificar sua privatização. “A gente já vê movimentações de se sugerir que o futuro das universidades é a cobrança de mensalidade”, disse a líder estudantil, ao referir-se ao estudo do Banco Mundial.

Fonte: Brasil 247