Campanha UFC Sustentável será lançada nesta quinta-feira

O programa Rádio Debate, da Universitária FM 107,9, será palco do lançamento da campanha UFC Sustentável, uma importante iniciativa que visa otimizar o uso de recursos, melhorar a economia de água e energia elétrica e, principalmente, evitar desperdícios na Instituição. Será nesta quinta-feira (26), das 11h30min às 12h30min, com transmissão ao vivo pelo site da Rádio (www.radiouniversitariafm.com.br). A UFC quer sensibilizar a comunidade sobre a importância de cuidar de seus bens. Mais que isso: quer executar e incentivar práticas sustentáveis, que contribuam para a preservação do meio ambiente.

Para o lançamento da campanha, participam do Rádio Debate o coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica da Pró-Reitoria de Planejamento, Augusto Albuquerque, e o professor do Departamento de Engenharia Elétrica, Tomás Nunes Cavalcante. O programa será apresentado pelo jornalista e ouvidor da UFC, Prof. Agostinho Gósson, com produção da jornalista Raquel Chaves.

OBJETIVOS E METAS – A campanha UFC Sustentável tem como pano de fundo o Plano de Logística Sustentável (PLS) (http://is.gd/ySvjbC), documento criado em junho de 2014 como resposta da Administração Superior à instrução normativa do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), convocando todas as instituições federais a elaborarem e aplicarem estratégias dessa natureza.

O PLS estabelece várias metas, com prazos diferentes para cumprimento. Por exemplo: reduzir o consumo de papel A4 em 30% até o fim de 2017; reduzir em 70% o consumo de copos descartáveis ao final de 2017; expandir as práticas de coleta seletiva solidária em todos os campi da UFC até 2017; editar catálogo de árvores da UFC e elaborar georreferenciamento das árvores catalogadas; reduzir consumo de água e energia em até 30%, dentre outras.

A campanha UFC Sustentável prevê um mix de comunicação, integrado por meio de ações com publicidade, relações públicas, jornalismo, fotografia e marketing direto, além de palestras, workshops, formação de servidores, dentre outras. A primeira fase da campanha tem duração de seis meses, mas as atividades deverão ser prolongadas para todo o restante do ano.

SAIBA O QUE A UFC JÁ FAZ PARA SE TORNAR SUSTENTÁVEL
Ao longo dos últimos anos, a UFC tem promovido uma série de mudanças administrativas para evitar desperdícios, racionalizar o consumo e otimizar o uso de recursos. Veja alguns dos exemplos:

Semana de Meio Ambiente – realizada todos os anos desde 2003, com programação que inclui oficinas de cultivo de hortas em pequenos espaços, aproveitamento de resíduos domésticos, distribuição de mudas de essências arbóreas nativas para arborização urbana e debates voltados para os públicos interno e externo.

Compras e contratos – a UFC já iniciou a implementação de compras que exigem certificações ambientais em materiais tais como copos e papel A4 com selo verde (FSC). Adotou também práticas sustentáveis na contratação de obras e projetos, a partir de um Manual de Obras Sustentáveis.

Energia – na área de eficiência energética, adotou programas de racionalização de energia com apoio da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), obtendo excelentes resultados a partir de um projeto de extensão e pesquisa, o PROCEN, coordenado pelo Prof. Tomaz Nunes Cavalcante Neto. Em 2009, com a análise das contas de energia e troca de equipamentos, a UFC conseguiu economizar cerca de R$ 1,5 milhão nas faturas de energia elétrica em alta tensão, em comparação com 2008. Além disso, a Universidade implantará uma subestação no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, área responsável pelo consumo de 60% da energia da Instituição, o que ocasionará redução de até 40% no gasto de energia daquele campus.

Digitalização – o conjunto das bibliotecas universitárias implantou um amplo programa de conscientização, conservação e restauro dos livros, e investiu significativamente em livros digitais. Além disso, tem incentivado os alunos a participar da campanha “Adote um livro”, no qual, para cada capa doada aos livros da UFC, o aluno recebe em troca uma squeeze ou uma ecobag, ambas sustentáveis.

Coleta seletiva – o Programa de Gerenciamento de Resíduos da UFC (Progere) é o destaque. Foi criado em setembro de 2005 e reúne um conjunto de procedimentos e ações para a implantação de um sistema integrado de redução, reutilização e reciclagem dos diversos tipos de resíduos gerados nas unidades da UFC. O Progere também se articula com projetos e programas pertencentes a outros setores da UFC, tais como: Núcleo de Ensino e Pesquisa em Agricultura Urbana (Nepau), no Centro de Ciências Agrárias, que tem como objetivo principal a manutenção e preservação dos recursos vegetais disponíveis, possibilitando uma agricultura sustentável; o Programa de Gestão, Estudos e Pesquisas Ambientais (Progepa), cujo objetivo é implantar, na Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), um programa ambiental integrado; Tecendo Redes – educação ambiental em escolas públicas, com foco na discussão sobre a poluição de recursos hídricos, biodiversidade local e gestão de resíduos.

Sensibilização – A UFC também introduziu em alguns de seus ambientes (banheiros, copas etc.) frases de indução ao consumo consciente de papel higiênico e água, tais como: “Mantenha este ambiente limpo”, “Use com moderação, assim não vai faltar”; “Higiene e limpeza é saúde”; “Não jogue papel no chão, use a cesta de lixo”, dentre outras. O objetivo tem sido lembrar constantemente à comunidade universitária sobre a importância do cuidado e de evitar o desperdício.


Ascom UFC