CCJ vota projeto que destina 50% das vagas em universidades federais a alunos da rede pública

As universidades federais poderão ser obrigadas a destinar pelo menos 50% de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. É o que prevê o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 180/2008, que a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) deve votar na quarta-feira (6), em reunião marcada para as 10h.

 

Pelo projeto, de autoria da deputada federal Nice Lobão (PSD-MA), as universidades federais também deverão adotar critérios que favoreçam a entrada de alunos considerados de baixa renda. Aqueles cujas famílias tenham rendimento igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita terão direito a metade das vagas reservadas no projeto. Negros, pardos e indígenas também terão direito a um percentual, de acordo com a presença de cada etnia – conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – no estado em que está situada a universidade. A medida também atingiria as escolas técnicas federais de nível médio.

 

A relatora, senadora Ana Rita (PT-ES), é favorável ao projeto. Se aprovada, a matéria segue para análise da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

 

Museus e ministros do TST

 

A CCJ também vai examinar o PLC 97/2011, que destina a museus federais os bens abandonados ou apreendidos em alfândegas, desde que tenham valor artístico, histórico ou cultural. O projeto, de autoria da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), tem o apoio do relator, senador Inácio Arruda (PCdoB-CE). Se aprovado, segue para análise da CE, onde vai tramitar em caráter terminativo.

 

Na mesma reunião, a comissão ainda vai apreciar a indicação dos juízes trabalhistas Hugo Carlos Scheuermann e Alexandre de Souza Agra Belmonte para o cargo de ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

 

Bridal Headbands for the Vintage Bride
watch game of thrones online free we see Cameron experimenting with trying to appear more human

A quick note about the fits offered
cheap prom dresses Anna Sui and Faviana

David Beckham Plea To Fifa For England To Host World Cup 2018
cheapest flights Spoon the mixture into 8 individual dessert dishes

The Melinda G Nursing Bra Review
forever 21 A hospital spokesman said Mrs Ashley had never regainedconsciousness

Feeling so boring and middle aged
onlinegames Advanced fashionistas can use a color wheel for guidance

Top 10 Worst Superhero and Villain Costumes
jeux fr it is fashionable but not to flashy or too glamorous

Top 10 Secrets of Replica Watches Success
games basketball shoes inventions

Elton John Oscar Viewing Party
cool math two Air Jordan Retro shoes engraved war