CEFET – MG – Bibliotecas disponibilizam, nos próximos dias, acesso digital a 8.000 títulos

 

Durante o Ensino Emergencial Remoto (ERE), alunos e professores contam com diversas plataformas de livros e periódicos

O CEFET-MG voltou a receber, em agosto, por meio do Ensino Emergencial Remoto (ERE), os seus alunos do ensino técnico, graduação e pós-graduação para mais um semestre de aulas. Para atender às demandas da comunidade acadêmica durante o ERE, o Sistema de Bibliotecas disponibilizará, nos próximos dias, a assinatura da Biblioteca Virtual Pearson, que dará acesso, para professores e alunos, ao acervo digital de 8.000 títulos de livros eletrônicos de editoras como a Pearson Education (Prentice Hall, Makron Books e Addison Wesley) e editoras parceiras (Contexto, Cia. das Letras, Casa do Psicólogo, Aleph, Papirus, Vozes, Oficina de Textos, Difusão).

Além disso, a comunidade acadêmica terá acesso on-line integral ao Portal de Periódicos Eletrônicos Capes, à coleção de livros e periódicos eletrônicos EBSCO e às normas técnicas nacionais (ABNT) e do MERCOSUL, por meio da plataforma Target GedWeb.

De acordo com o coordenador da Biblioteca Universitária, Wagner Moreira, o empréstimo presencial neste momento representa alto risco de contaminação para os servidores lotados nas Bibliotecas e para os usuários, portanto, a recomendação é que professores e alunos usem os acervos digitais disponíveis pela Instituição em substituição aos impressos. “Mesmo nas primeiras etapas de retorno do atendimento presencial, ainda não será possível o restabelecimento total dos serviços de empréstimo das Bibliotecas, necessitando, no período, da adoção de protocolos de segurança, como quarentena para os livros devolvidos antes de voltarem para circulação”, esclarece Wagner. Ainda segundo o coordenador, assim que o acesso for liberado, todos serão avisados e orientados a respeito da utilização da plataforma: forma de acesso, tutorial para pesquisa e navegação na base etc.

As informações de acesso às plataformas estão disponíveis no site da Biblioteca Universitária. Em caso de dúvidas, os usuários podem entrar em contato, por e-mail, com a Biblioteca do seu campus:

Campus Araxá: bibarx@cefetmg.br

Campus Nova Suíça e Gameleira/Belo Horizonte: bibc1@cefetmg.br

Campus Nova Gameleira/Belo Horizonte: bibliotecac2@adm.cefetmg.br

Campus Contagem: bibcon@cefetmg.br

Campus Curvelo: bibcrv@cefetmg.br

Campus Divinópolis: bibdvn@cefetmg.br

Campus Leopoldina: biblpd@cefetmg.br

Campus Nepomuceno: bibnep@cefetmg.br

Campus Timóteo: biblioteca@timoteo.cefetmg.br

Campus Varginha: bibvg@cefetmg.br

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG