CEFET – MG Pesquisa investe na capacitação para disseminar o uso de energia solar

Que a produção de energia solar tem baixo impacto ambiental, além de ser renovável e sustentável muita gente já sabe. Mas como popularizar essa prática? Pensando nisso, equipe de alunos e professores do campus Curvelo do CEFET-MG vem desenvolvendo pesquisas e capacitações em energia solar fotovoltaica.

Na última edição da Semana de Ciência e Tecnologia, realizada no final de outubro, o trabalho FCFV Solar – Formação Continuada em Energia Solar Fotovoltaica alcançou o segundo lugar ao apresentar a experiência exitosa, que já capacitou mais de cem pessoas da comunidade sobre o uso do sistema fotovoltaico. O grupo premiado é formado pelos alunos do curso de Eletrotécnica Guilherme Mendes, do 2° ano, Thaís de Souza e Thaís Gomes, ambas do 3° ano do curso, com a orientação dos professores Neolmar de Matos Filho e a coorientação dos professores Ailton Lopes Souza e Luciana Patrícia Ferreira.

O trabalho teve como objetivo repassar conhecimentos e critérios técnicos de avaliação dos principais componentes para instalação de uma usina solar fotovoltaica; analisar a viabilidade econômica dos sistemas fotovoltaicos e fazer previsões sobre o potencial do mercado fotovoltaico no Brasil e no mundo.

A equipe também se dedicou à elaboração do material didático e elaboração e divulgação dos cursos.

Já foram realizadas turmas em três atividades do CEFET-MG em Curvelo: na 3º Feira de Engenharia e Inovação Tecnológica, em agosto; no 2º Fórum de Pesquisa e Extensão, em agosto e setembro; e na 13ª Semana de Ciência e Tecnologia (C&T), em outubro, em que foi premiado com o segundo lugar. O trabalho foi apresentado também na Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia, realizada em Belo Horizonte no início do mês de novembro.

Guilherme Mendes destacou a presença e o envolvimento dos alunos participantes do projeto.

Considero que o trabalho foi bem avaliado por ser um projeto de extensão que leva um pouco de aspectos técnicos para a população em geral, e encorajá-los a instalar uma micro usina fotovoltaica em suas casas”. Thais de Souza explica que o próximo passo é a proposição de um curso mais aprofundado no campo da energia solar para a sociedade curvelana, além de uma capacitação online aos interessados sobre o tema. “Parto do pressuposto de que o ser humano pode se desenvolver sem prejudicar o meio ambiente. Com isso, me inseri nesse projeto com o intuito de me especializar em uma área de energia limpa, renovável e acima de tudo viável economicamente”, explica.

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG