CEFET-MG – Reciclagem de vidro gera materiais para indústria e ajuda meio ambiente

Projeto desenvolvido no CEFET-MG tem o objetivo de fazer com que a matéria-prima produzida seja reinserida no ciclo de produção e consumo

As peças dos automóveis retirados de circulação causam verdadeiros danos ao meio ambiente; dentre essas peças, está o vidro do para-brisa. O material gera mais de 5.000 toneladas mensais de sucata, sendo que apenas 8% desse volume é reciclado atualmente no Brasil, segundo o Instituto Autoglass, que atua na análise e estudo do setor, em educação socioambiental e na reciclagem de materiais próprios do segmento de vidro automotivo.

Como o mercado de reciclagem de vidros automotivos ainda é muito novo no Brasil, o pesquisador do Departamento de Engenharia Mecânica do campus Nova Gameleira do CEFET-MG professor Rogério Antônio Xavier resolveu se enveredar nessa área e enfrentar os desafio que envolvem a questão. O projeto “Unidade de reciclagem de vidros automotivos (Reciclavitra)” tem o objetivo de atuar no mercado de reciclagem com enfoque em vidros automotivos, de forma que a matéria-prima produzida seja reinserida no ciclo de produção e consumo.

A ideia é desenvolver uma tecnologia de reciclagem do vidro fazendo com que esses materiais estejam disponíveis para diferentes áreas de aplicações industriais. A reciclagem é realizada de forma completa do material, na economia circular do vidro, logo após o veículo ser descartado e desmontado. “O vidro é um material 100% reciclável, consumido em larga escala no Brasil e no mundo. A utilização de resíduos de vidro gera benefícios como a diminuição do impacto ambiental pela destinação incorreta do resíduo; o aumento da vida útil dos aterros sanitários; a preservação do meio ambiente, por evitar a extração de grandes quantidades de matéria-prima todos os anos, diminuindo a exploração de novos recursos naturais das jazidas cada vez mais escassas. Além disto, permitirá mostrar à sociedade, a forma correta e sustentável de como reciclar os vidros automotivos, agregando valor para a utilização nas indústrias”, explica Rogério.

Serão aproveitados os para-brisas desmontados dos veículos em fim de vida útil oriundos da Planta de Reciclagem Automotiva localizada no campus Nova Gameleira, de centros de desmontes e empresas reparadoras presentes no mercado atual. A Planta de Reciclagem Automotiva foi criada com o intuito de reciclar todas as peças dos carros, iniciando-se, dessa forma, uma parceria entre empresas e unidades de desmonte.

O projeto foi um dos selecionados no edital do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), que apoiou projetos voltados à promoção do empreendedorismo inovador com foco na economia 4.0, associados ao ensino, pesquisa e extensão. A equipe do projeto conta com estudantes das Engenharias Mecânica e Materiais, da Administração e do técnico de Meio Ambiente do campus Nova Gameleira.