Centro de Prevenção de Doenças Renais do HUUFMA é inaugurado

SÃO LUÍS – Na tarde de ontem, 23, foi inaugurado oficialmente o Centro de Prevenção de Doenças Renais-CPDR- do Hospital Universitário da UFMA. Na solenidade de descerramento da placa estavam presentes o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado Filho; o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, o diretor de Logística e Infraestrutura Hospitalar da EBSERH, Garibaldi José de Albuquerque, a superintendente do HUUFMA, Joyce Santos Lages, o presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia, Daniel Rinaldi, a coordenadora do Centro de Prevenção de Doenças Renais, Érika Carneiro, a presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de São Luís, Helena Duailibe, entre outras autoridades e profissionais que atuam no hospital.

Na ocasião, a comitiva realizou uma visita em todos os ambientes do Centro, entre eles nove consultórios, salão para atividades do paciente, laboratório, assim como as salas que serão utilizadas para o Projeto PrevRenal e também para o Projeto de Qualificação em Nefrologia Multidisciplinar desenvolvido pelo Serviço de Nefrologia do HUUFMA e pela UNASUS/UFMA.

O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães parabenizou toda a equipe pela estrutura e pela qualidade do serviço oferecido para o atendimento ao paciente renal “Fiquei muito feliz em poder comprovar que o HUUFMA não à toa é o maior Hospital Universitário do Brasil, que atende 100% SUS. Todos que fazem este hospital estão de parabéns, por meio de iniciativas como esta que podemos perceber o quanto é possível prestar um atendimento público de qualidade, com equipamentos de ponta e profissionais capacitados”.

O reitor da UFMA, Natalino Salgado, agradeceu a presença de todos em um momento tão marcante para o hospital e destacou que essa foi uma grande conquista, com o empenho de toda a equipe do HUUFMA, com a parceria da Ebserh e o apoio do Ministério da Saúde, em prol do crescimento da instituição.

O Centro de Prevenção tem como objetivo oferecer à população maranhense um atendimento diferenciado no que diz respeito às diversas patologias renais, observando causas tratáveis e preveníveis da doença, visando a melhoria na qualidade de vida do usuário. Ele conta com uma equipe multiprofissional coordenada pela nefrologista Dra. Érika Carneiro. A equipe é composta por nefrologistas, endocrinologistas, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, farmacêuticos, educadores físicos e nutricionistas que atendem de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino.

Por essa razão, busca a prevenção primária e secundária da doença renal crônica, com atendimentos da liga acadêmica de hipertensão, atendimentos de infecções urinárias de repetição, encaminhamento de patologias urológicas, acompanhamento e tratamento de complicações da doença renal crônica e agravos cardiovasculares, entre outros procedimentos, que retardam a progressão da drc.

O centro realiza hoje o que se chama de tratamento conservador, que é o tratamento realizado por meio de orientações importantes, medicamentos e dieta, visando conservar a função dos rins que já têm perda crônica e irreversível, tentando evitar, o máximo possível, o início da diálise – tratamento realizado para substituir algumas das funções dos rins, ou seja, retirar as toxinas e o excesso de água e sais minerais do organismo. Eis a importância do Hospital Universitário em criar um centro nesses moldes com o intuito de proporcionar à população maranhense um serviço ainda mais qualificado.

 Sansão Hortegal
Assessoria de Comunicação da UFMA

 

Mens Underwear Has Started To Play Its Major Role
watch game of thrones online free fun and funky trend seems here to stay

15 Pet Products We Can’t Believe Exist
free games online The Moth needs a freaking wardrobe makeover and fast

next for bankrupt Betsey Johnson
free online games The cool medallions on shoes and hangbags

USO Costumes of the 1940s
cheapest flights arroyo trabuco golf iron rooms

Dolce Gabbana 2012 fall collection for women
forever 21 as the Journal debuts its new luxe

Things that One Should NOT do in an Interview
free online games as well as the age of the child

The Many Benefits of a Baby Bottle Warmer
games 22 Billion in 2010

How to Run NetMeeting in Windows 7
ballkleider You can