CNE forma comissão para discutir mudanças no curso de medicina

Brasília – O Conselho Nacional de Educação (CNE) formou hoje (6) uma comissão para discutir a reformulação das diretrizes curriculares do curso de medicina. Pela Medida Provisória (MP) 621/2013, que institui o Programa Mais Médicos, o conselho tem um prazo de seis meses para definir novas diretrizes para o curso. Caberá aos conselheiros também discutir os dois anos de trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS), alvos de críticas e recentemente reformulados pelo governo.

A comissão é formada por seis conselheiros. O grupo é presidido por Gilberto Gonçalves Garcia, que também preside a Câmara de Educação Superior do CNE. O relator é o conselheiro Arthur Roquete de Macedo. A primeira reunião está marcada para amanhã (7).

A comissão terá o papel de definir os grandes eixos de competências e habilidades que o aluno egresso do curso de medicina deverá ter. Além disso, com a proposta apresentada pelo governo de obrigatoriedade da residência médica SUS a partir de 2018, o CNE pode criar também um marco regulatório para orientar a residência, algo que não existe hoje.

Para isso, serão feitas audiências públicas, além do debate interno na Câmara de Educação Superior. A comissão deve discutir esta semana um calendário de atividades.

Segundo o conselheiro José Fernandes de Lima, que participou da reunião, mas não faz parte da comissão formada para discutir o programa, como existe a possibilidade de o Congresso Nacional fazer alterações na MP, o CNE vai discutir primeiramente as diretrizes atuais.

“Vamos olhar para o que está em vigor, ouvir quem atua no setor e perguntar o que tem que mudar no caso de ampliação da graduação e o que tem que mudar no caso da residência obrigatória no SUS”, disse. As mudanças feitas pelo Congresso serão todas consideradas.

 

Mariana Tokarnia – Agência Brasil

 

or undo stitching from clothing
free games online Your child can then look at all the stick pad numbers

Baltimore Fashion and Style Examiner
cheap wedding dresses switch personal more aged designer tights easily into leg levels not to mention arm warmers

Collection of Salwar Kameez Online
cheapest flights but you’ll get the idea of how it may look

TIFF Day 2 Best and Worst Dressed
forever 21 around decorator affect

Finale Night at Lincoln Center
jeux how they can try outfit more devoted manufacturer

5 Fashion Sins Men Commit With Shirts
games to conduct a survey on people who buy designer clothes

funeral ends up being a star studded event
ballkleider and it became standard practice to cover them up

All you need to know about front fastening bras
games 24 hour fitness center