CNPq divulga 22 novos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) divulgou ontem (04) os 22 novos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia aprovados pela última reunião do Comitê de Coordenação do Programa, totalizando 123 INCTs com recursos globais de R$ 581 milhões.

Serão mais 9 institutos para o Estado de São Paulo, quatro para o Rio de Janeiro, e os estados do Amazonas, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal receberão a sede de mais um INCT cada.

Áreas apoiadas

Com estes novos institutos o Programa poderá conceder maior apoio às áreas do conhecimento e em tecnologia. Em Saúde serão 39 institutos; as Engenharias, Física e Matemática contarão com 14; Biotecnologia e Nanotecnologia, 11; Ciências Sociais, 10; Tecnologia da Informação e Comunicação, 7; Amazônia, 7; Agronegócio, 9; Biodiversidade e Meio Ambiente, 7; Energia, 7; Antártica e Mar, 3; Nuclear, 2; e as outras áreas com 7 INCTs no total.

Os novos Institutos foram selecionados após a análise dos pedidos de recursos das propostas não aprovadas anteriormente. O CNPq recebeu 56 pedidos de recursos que passaram por uma avaliação interna e pelas fundações estaduais de apoio à pesquisa, sendo elaborada uma proposta ao Comitê de Coordenação, que levou em consideração os argumentos apresentados pelos coordenadores, dentro dos termos do edital, e a disponibilidade de verbas para financiar os projetos.

Os recursos disponíveis para apoiar as propostas aprovadas foram aportados pelas fundações de apoio à pesquisa dos estados que participam do Programa, Ministério da Saúde, Ministério da Educação, BNDES e contrapartida do CNPq. "Estes novos recursos permitiram que aprovássemos novos INCTs, cujo mérito científico foi reconhecido, mas ainda não haviam sido apoiados por restrições orçamentárias, explicou o presidente do CNPq, Marco Antonio Zago.

Outra novidade é parceria com a Petrobrás, que contribuirá com R$ 21 milhões a projetos selecionados na área de energia, e a inclusão das fundações de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI) e do Rio Grande do Norte (FAPERN) na participação do Programa INCT.

Confira a lista dos 123 INCTs em: http://www.cnpq.br/resultados/2008/015a.htm

Assessoria de Comunicação do CNPq