CNPq e CONFAP lançam chamada de apoio a brasileiros nos projetos do ERC

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lança, em parceria com o CONFAP, a Chamada: ERC-CONFAP-CNPq CALL, que abre oportunidades de participação de pesquisadores brasileiros em Projetos aprovados pelo Conselho Europeu de Pesquisa – ERC (European Research Council). A Chamada pode ser acessada aqui. Essa ação é resultado da assinatura em maio de 2018, em parceria com a FINEP e o CONFAP, de um Acordo de Colaboração (Administrative Arrangement) que possibilita a este Conselho apoiar a participação de pesquisadores brasileiros nestes projetos aprovados pelo ERC.

O ERC lança chamadas financiadas com recursos do Horizonte 2020 para seleção de projetos de pesquisa de alto nível, longa duração e elevados valores financiados. São projetos coordenados pelos melhores pesquisadores (PI ¿ Principal Investigator) dos diversos países da União Europeia e são desenvolvidos nos maiores e melhores laboratórios da Europa. Pesquisadores brasileiros podem participar dos projetos e ter financiamento para execução de sua parcela de contribuição incluída no projeto aprovado. No entanto, essa participação não inclui a viabilização da ida e manutenção do pesquisador.

O Programa Horizonte 2020 que é o maior programa de pesquisa e inovação da União Europeia (UE). Ele promove a transferência de tecnologia e inovação entre Academia e Indústria. Perto de 80 bilhões de euros de financiamento estão disponíveis ao longo de sete anos de atuação do programa (2014 a 2020), além do investimento privado e público nacional, e co-financiamentos disponibilizados pela UE.

Como Participar

As submissões devem seguir as condições estabelecidas na CHAMADA: ERC-CONFAP-CNPq CALL e serão avaliadas quanto ao possível apoio por processos definidos pelo CNPq em deliberação conjunta com o CONFAP.

Mais informações podem ser obtidas junto à Coordenação Geral de Cooperação Internacional do CNPq por meio do e-mail: horizonte2020.cgcin@cnpq.br

Fonte: CNPq