Com decisão apertada, professores federais da Bahia votam contra greve

Referendo foi realizado na terça e quarta-feira desta semana.

UFBA, IFBA e UFRB devem ter as aulas mantidas, informa sindicato.

 

Em referendo realizado na terça (5) e quarta-feira (6) desta semana, os professores das instituições filiadas à Apub (Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia) votaram contra a greve. Após a decisão, que contou com 813 votos, sendo 415 contra e 390 à favor da greve, além dos 4 votos brancos e 4 nulos, a UFBA, o IFBA e a UFRB devem ter as aulas mantidas, de acordo com informações do sindicato.

 

A greve dos professores das universidades federais começou em 17 de maio em todo o país, e atualmente professores de 51 instituições federais de ensino superior paralisaram as atividades: 47 universidades (cerca de 80% do total) e quatro dos 40 institutos ou centros federais de educação tecnológica estão parcial ou totalmente parados. Segundo a Andes, a greve afeta mais de 1 milhão de alunos.

 

Apoio estudantil

 

Na quarta-feira (6), cerca de dois mil estudantes se reuniram em assembleia mobilizada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e votaram por iniciar greve por tempo indeterminado. No entanto, representantes de faculdades como a de Direito e Geofísica se posicionaram contra a paralisação das atividades, alegando que o período prejudica o fim do semestre. A sessão ocorreu no auditório da Faculdade de Arquitetura e, devido à lotação, muita gente ficou do lado de fora.

 

Emili Junqueira, diretora financeira do DCE, diz que a iniciativa serve de apoio à mobilização nacional dos docentes federais, que reivindicam reajuste salarial, e fortalece o desejo pela maior qualidade da educação. Segundo ela, são 37 pontos na pauta dos estudantes, já de conhecimento da reitoria, mas a formação de um comando de greve nos próximos dias deve ampliá-la. Entre os pontos da pauta, há a disponibilização de transporte para deslocamento entre os campi, restaurantes universitários por R$ 1 e instalação de unidades em todos os campi, ampliação do auxílio aos estudantes cotistas e creche em tempo integral.

 

Reivindicação

A categoria pleiteia carreira única com incorporação das gratificações em 13 níveis remuneratórios, variação de 5% entre níveis a partir do piso para regime de 20 horas correspondente ao salário mínimo do Dieese (atualmente calculado em R$ 2.329,35), e percentuais de acréscimo relativos à titulação e ao regime de trabalho.

 

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, considera a greve injusta e diz que todos os acordos firmados em 2011 com os professores universitários da rede federal foram cumpridos pelo governo.

 

The Love for Camouflage Clothing and the Needed Discretion when Wearing One
free games online Buy a pair of white gloves and stud it with fake gems

Supermodel Gisele Outperforms The Dow
cheap flights quick go through the life of john her watson

How to Accessorize Women’s Clothing
forever21 And it’s been said

stockings and leggings in style
free online games If you child does not already own a pair

8 Common Fashion Mistakes Men Make
jeux that made her look like Mummy

Quit Making New Year’s Resolutions
games Sara Valor 3 years ago

Top 7 Steps to Benefit from Your Creativity
ballkleider learn how to shawls by hoda donates for finding a development current

How to Make a Cotton Hoodie Last Longer
cool math depending on the occasion