UFAC – Com kits de higiene, alunos de Medicina orientam sobre covid-19

Alunos do curso de Medicina da Ufac visitam bairros de Rio Branco, orientando moradores sobre cuidados para evitar contaminação pelo coronavírus. A ação faz parte do projeto de extensão Proteção dos Grupos de Risco no Combate à Covid-19, cujo objetivo é proteger os grupos mais vulneráveis à pandemia, constituídos por idosos, diabéticos, hipertensos e portadores de doenças pulmonares crônicas.

“Muito me orgulha saber que nossos professores e alunos têm lutado em várias frentes contra essa crise de saúde que assola o mundo”, disse a reitora Guida Aquino. “Isso mostra a importância da universidade pública e do modelo de ensino que valoriza, sobretudo, a vida.”

Pessoas do grupo de risco recebem orientações sobre prevenção, com ênfase nas práticas corretas de proteção, e sobre a necessidade de medidas rigorosas de higiene, distanciamento social, manuseio correto das máscaras caseiras e controle do ambiente domiciliar. “Esperamos, num primeiro momento, atingir 500 famílias”, informou a coordenadora de Medicina, Joicely Melo.

No projeto, os estudantes também levam às famílias carentes kits de higiene contendo cinco unidades de sabão em barra, dois litros de água sanitária, duas unidades de detergente e três máscaras caseiras. Além disso, cartazes com orientações e código QR para leitura com celular, que ajudam a acessar mais informações, e números de telefones de utilidade pública são espalhados pelos bairros.

O projeto será realizado no bairro Aeroporto Velho, com o objetivo principal de reduzir a transmissão da doença, casos graves e mortes. “Para minimizar o impacto da doença sobre o sistema de saúde da cidade de Rio Branco”, acrescentou Joicely.