Começam nesta segunda inscrições para o vestibular da UnB

São oferecidas 4.212 vagas de graduação presencial nos quatro campi. Taxa é de R$ 120; candidato pode trocar curso após correção da prova.

Começam nesta segunda-feira (11) as inscrições para o vestibular do segundo semestre da Universidade de Brasília (UnB). O cadastro deve ser feito pela internet, e há 4.212 vagas de graduação presencial nos quatro campi. A novidade é que o candidato poderá trocar o curso desejado após a correção das provas se identificar, por exemplo, que não conseguiu nota suficiente para o curso pretendido inicialmente.

No formulário de inscrição, o candidato terá de indicar uma “pré-opção” de sistema (universal ou cotas), campus, curso e turno. O sistema de concorrência é definitivo, mas todo o resto poderá ser alterado após a correção das provas.

Segundo a UnB, a mudança aproxima o processo seletivo da metodologia que já é aplicada no final do ano, quando a universidade usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A gestão será feita pelo Sistema Informatizado de Seleção da UnB (SISUnB), inspirado no Sisu do Ministério da Educação.

O decano de graduação da universidade, Mauro Rabelo, afirma que as novas regras dão maior transparência à seleção e dão uma “segunda chance” para que os estudantes repensem suas escolhas. “[Isso vai] fazer com que a opção de curso não seja feita completamente às cegas, já que o candidato vai saber seu desempenho nas provas antes de fazer a opção definitiva, atenuando a ansiedade inerente ao processo de escolha”, diz.

Edital

O vestibular será aplicado em 4 e 5 de junho para preencher vagas nos quatro campi da UnB: Plano Piloto, Ceilândia, Gama e Planaltina. Além do sistema universal (1.880), há vagas reservadas para negros (226) e para alunos de escolas públicas (2.106).

A taxa de inscrição é de R$ 120 para candidatos e treineiros, mas estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) têm isenção.

Quem comprovar renda familiar per capita inferior a um salário e meio e tiver cursado o ensino médio em escola pública ou como bolsista em escola privada também tem direito à isenção. Toda a documentação é enviada pela internet, e o prazo para solicitar as isenções é o mesmo da inscrição tradicional.

Para a inscrição, também são exigidos o CPF do candidato e uma foto individual colorida, em fundo branco, da cabeça e do tronco sem nenhuma cobertura no rosto do participante.

Provas

No primeiro dia de avaliação, previsto para 4 de junho, os estudantes responderão a perguntas sobre língua estrangeira, língua portuguesa, literatura, geografia, história, artes (cênicas, visuais e música), filosofia e sociologia, além de produzir uma redação em português.

No segundo dia, serão cobrados conteúdos de biologia, física, química e matemática. Nos dois dias, os participantes têm cinco horas para concluir o exame. As provas serão aplicadas em sete regiões do DF e nas cidades de Formosa (GO), Goiânia (GO), Valparaíso (GO) e Uberlândia (MG).