Comitiva com representante da Casa Branca e consulesa visita UFJF para propor convênio

A Secretaria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Juiz de Fora (SRI/UFJF) recebeu na última quarta-feira, 21, uma comitiva com representantes de cinco universidades americanas que estão no Brasil para estudar novos acordos acadêmicos. Eles fazem parte de um grupo de 105 instituições que trabalham para integrar a comunidade negra dos Estados Unidos no ensino superior. São as Faculdades e Universidades Historicamente Negras (Historically Black Colleges and Universities – HBCU).

O encontro também contou com a presença do diretor da Inciativa da Casa Branca para as HBCUs (órgão responsável por criar políticas de apoio ao projeto), Meldon Hollis, da consulesa dos Estados Unidos em Minas Gerais, Merry Miller, e da equipe da Secretaria de Relações Internacionais da UFJF, coordenada pela professora Rossana Melo, que aproveitou a ocasião para reafirmar o acordo existente com a North Carolina A&T University, por enquanto, a única HBCU ligada à UFJF.

O encontro foi realizado no Anfiteatro das Pró-reitorias, onde os convidados tiveram espaço para apresentar as instituições em que trabalham, informando como funcionam seus programas de internacionalização, especialmente em relação ao Brasil. Rossana fez o mesmo, mostrando aos visitantes os programas oferecidos pela Universidade em termos de intercâmbio, tanto para seus alunos quanto para estrangeiros. Destacou ainda a  importância das instituições dos EUA para a UFJF. “Nossos alunos sempre tiveram muito interesse nas universidades norte-americanas, por isso é fundamental estabelecer cada vez mais convênios e novas alternativas.”

Meldon Hollis seguiu a mesma linha. “Estamos muito interessados em receber brasileiros para estudar, pois temos muito a acrescentar também. Nossas escolas procuram trabalhar com problemas específicos que afetam a sociedade, como, por exemplo, sistemas de justiça e como eles afetam as minorias e as disparidades no sistema de saúde. Por isso, queremos receber estudantes brasileiros e enviar os nossos para cá. Estamos aqui para estudar essas possibilidades.”

Quem também saiu com boas perspectivas da reunião foi a consulesa Merry Miller. “Esse tipo de encontro é importante, uma excelente oportunidade para trocar ideias, pois podemos aprender muito sobre outro país. Tivemos uma ótima impressão sobre Juiz de Fora e queremos aprender mais sobre a cidade. Temos muitos benefícios para os estudantes daqui e de lá”.

A comitiva passará por universidades de  mais 11 cidades: Rio de janeiro, São Paulo, Campinas (SP), São Carlos (SP), Ribeirão Preto (SP), Ouro Preto (MG), Belo Horizonte, Uberlândia (MG), Goiânia, Salvador e Brasília.

Preservação da cultura negra

A grande maioria das universidades historicamente negras começou a surgir depois da Guerra Civil americana (1861-1865), com a missão de educar ex-escravos, especialmente nos estados ao Sul do país, predominantemente escravistas. Todas foram estabelecidas antes de 1964, quando uma lei federal (American Civil Rights Act) proibiu a discriminação de negros nas instituições de ensino superior. Segundo Hollis, ao longo desse tempo, muita coisa mudou. “Nos EUA, temos mais de 3.000 universidades, sendo 105 delas HBCUs. Elas contribuem para integrar a comunidade negra à política e economia dos EUA, mas, hoje em dia, são tão universais que a maioria delas tem mais estudantes brancos ou de origem espanhola do que negros, pois aceitamos alunos de todos lugares do mundo.”

Rossana salientou que a UFJF, assim como essas universidades , também tem preocupação com a cultura negra. “Em termos de internacionalização, buscamos diversidade cultural, por isso é muito importante que estudos sobre a cultura negra sejam difundidos na instituição. Para tal, existe o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da UFJF.”

Universidades e representantes na reunião

Alabama State University (Huntsville, Alabama): Le-Quite Booth

Drake State Community and Technical College (Huntsville, Alabama): Patricia Sims

Jackson State University (Jackson, Mississippi): Patricia Jernigan

North Caroline A&T University (Greensboro, Carolina do Norte): James Steele

Southern University (Baton Rouge, Louisiana): Kristen Gordon

 

 

Ascom UFJF

 

 

 

 

 

a Blend of Contemporary and Traditional Trends
watch game of thrones online free Women also like owning something special

ZOE Taps Angela Lindvall for FW
free games online blood stress vol

7 Recession Resistant Franchise Options
games online counselling assistance clothing fashion

A Sneak Peak of Spring 2009 Ready
forever21 but the weak material is definitely weak

10 Most Expensive Collectibles in the World
onlinegames how you know the distinction between an unusual chanel golf bag due to imitation one

3 Vintage Fashion Selling Tips
games zang toi remembers your partner’s 25 year panache demonstration commemoration

10 Great Reasons to Buy Second Hand Clothes
kleider And I already begun to plan out my spring wardrobe updates

History of Armani Fashion House
ballkleider Sells pyjamas and some tshirts