Como funcionam as vagas remanescentes do Sisu?

O Sistema de seleção unificada do governo é uma das principais formas de acesso às universidades públicas

Como funcionam as vagas remanescentes do Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é hoje uma das principais formas de acesso às universidades públicas brasileiras. A seleção por meio do programa ocorre semestralmente utilizando o resultado da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mais precisamente a redação. O Sisu realiza dois processos seletivos, um em cada início de semestre e os participantes podem concorrer a diversos cursos nas modalidades bacharelado, licenciatura ou tecnólogo em uma das universidades participantes do Sisu.

Mas o que são e como funcionam as vagas remanescentes do Sisu?

As vagas remanescentes do Sisu são aquelas que sobraram após a fase de classificação e chamada para matrícula. Ainda que seja um caminho bastante concorrido para os que desejam cursar uma universidade pública, algumas das vagas acabam não sendo ocupadas e ficam novamente disponíveis. Para conseguir ter acesso a uma dessas vagas é preciso solicitar interesse por meio da lista de espera, quando o Ministério da Educação (MEC) libera o acesso. Para isso é preciso ficar sempre atento ao cronograma oficial.

Diferente da chamada regular, o Sisu não divulga o nome dos candidatos convocados na lista de vagas remanescentes. Para saber se foi contemplado com uma das vagas disponíveis, o estudante deverá entrar em contato com a própria instituição de ensino.

Outra chance de começar uma faculdade

Para quem não conseguiu uma vaga pelo Sisu e resolveu cursar uma universidade particular, mas a grana está curta, pode contar com as bolsas de estudo do Educa Mais Brasil. Maior programa de inclusão educacional do País possui parcerias com as melhores faculdades, centros universitários e universidades do Brasil. Acesse www.educamaisbrasil.com.br e comece agora mesmo a trilhar a sua carreira.

Fonte: Géssica Santos – Educa Mais Brasil