Congresso ABIPTI 2018 debate desafios e propostas para um Brasil inovador

Os protagonistas do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI), estarão reunidos, entre os dias 27, 28 e 29 de junho, na nona edição do Congresso da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI). As inscrições podem ser feitas aqui.

Com o tema “Desafios e propostas para um Brasil inovador”, o evento será realizado em São Luís do Maranhão e terá como organizador local o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), vinculado à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de Maranhão.

Durante o evento serão debatidos temas relevantes para o setor de CT&I em áreas estratégicas com educação, desenvolvimento socioeconômico, inclusão social e saúde.

A novidade desse ano é que o evento contará com uma parte internacional, dedicada à cooperação entre o Brasil e a União Europeia (UE), sobre a experiência do projeto INCOBRA no âmbito do Programa Horizonte 2020 – promovido pela UE para pesquisa e inovação. A ABIPTI, desde 2006, é responsável no Brasil pelas ações de disseminação e divulgação do projeto, que tem como objetivo central aprimorar e aumentar os acordos bilaterais em CT&I entre as instituições europeias e brasileiras.

A realização do Congresso no Maranhão está alinhada a uma das principais estratégias de atuação da ABIPTI, que é considerar a questão regional uma forma de ampliar a capilaridade e contribuir, ao mesmo tempo, para o fortalecimento dos Sistemas Estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Promovido a cada dois anos e com caráter internacional, o Congresso ABIPTI se tornou uma referência no calendário de eventos setor de C&TI no país, pois reúne gestores, pesquisadores e especialistas para debater e apontar os caminhos a serem tomados pelas instituições nos anos subsequentes.

Através de painéis e palestras, o evento tem por principal objetivo reafirmar a importância da pesquisa tecnológica e da inovação para o desenvolvimento do país.

Mais esclarecimentos podem ser obtidos pelo telefone (61) 33483103 ou pelo e-mail: felix.silva@abipti.org.br

Sobre a ABIPTI

A Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação – ABIPTI – é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que reúne organizações públicas e privadas de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico, presente nas cinco regiões e 27 unidades da Federação.

O IEMA

O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA – foi criado no dia 02 de Janeiro de 2015 com o intuito de ampliar a oferta de educação profissional técnica de nível médio no estado. A proposta é implantar o Instituto em 48 municípios até 2018, oferecendo à sociedade infraestrutura, equipamentos e pessoal para o desenvolvimento de cursos técnicos integrados ao ensino médio, respeitando as necessidades locais e as prioridades estratégicas do Maranhão.