Congresso Acadêmico Unifesp 2020 discute a importância da ciência e da universidade para a sociedade

Totalmente virtual, evento está com inscrições gratuitas e abertas para todos(as) os(as) interessados(as)

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) realizará, entre os dias 13 e 17 julho de 2020, mais uma edição de seu Congresso Acadêmico, que, neste ano, acontecerá em sua totalidade em ambiente virtual, por conta da pandemia de covid-19. Com o tema Ciência e Universidade: transformações para a sociedade, o congresso enfatizará o papel da universidade e sua relevância para a pesquisa, ciência e inovação tecnológica e social, principalmente, no atual cenário mundial. A participação no evento é gratuita e aberta a todos(as) os(as) interessados(as). Para se inscrever, basta acessar aqui.

O evento permitirá a integração de todos os campi da Unifesp em sessões científicas conjuntas para debates de diversos temas e sobre os trabalhos dos programas acadêmicos existentes na instituição, seja na graduação, pós-graduação e extensão e cultura, nas diferentes áreas do conhecimento. Foram submetidos, para essa sexta edição, 1.745 trabalhos, o maior número de submissão de todos os congressos realizados. Serão mais de 250 horas de conteúdos ao longo dos cinco dias de evento, que terá transmissão simultânea em seis salas. Para acessar os trabalhos, clique aqui.

Os desafios trazidos pelo novo coronavírus também serão debatidos durante o encontro. “É um tema muito importante, e iremos discuti-lo na saúde, na educação e no papel da ciência que, dentro desse atual contexto de pandemia, tem sido fundamental como perspectiva de enfrentamento futuro”, ressalta Gabriela de Brelàz, presidente da comissão central responsável pela organização do evento.

Os destaques da programação do congresso ficam por conta da Aula Magna sobre o mundo após a pandemia e demais palestras e mesas temáticas que abordarão os seguintes temas: distanciamento social e saúde mental; Estado e democracia; o ensino superior em contexto de isolamento social; desigualdades e participação social; experiências internacionais no combate à covid-19; mulheres em cargos de liderança; meio ambiente e os desafios atuais; racismo; empreendedorismo na universidade; comunicação em tempos de pandemia; e o futuro das universidades, entre outros. Haverá também apresentações culturais pensadas especialmente para o encontro. Todas as palestras e mesas estão listadas na programação.

Demais informações sobre o Congresso Acadêmico Unifesp 2020 podem ser encontradas no site: http://www.congressoacademico.sites.unifesp.br/.