“Construindo novos modelos pedagógicos durante a pandemia” é tema do 4º Fórum EaD UFRGS

A Secretaria de Educação a Distância (SEAD), em parceria com o Programa de Pós-graduação em Informática na Educação (PGIE), a Escola de Desenvolvimento de Servidores (EDUFRGS) e o Observatório de Inovação Pedagógica com Tecnologia, promove a partir das 14h30 desta quinta-feira, 21 de maio, o 4º Fórum EaD UFRGS.

Os eventos, online, são realizados semanalmente e nesta vez será debatida a temática “Experiências de educação a distância durante a pandemia: construindo novos modelos pedagógicos”. A professora Patrícia Alejandra Behar, da Faculdade de Educação da UFRGS, será a palestrante desta semana.

Serão abordados os seguintes tópicos:

  • Abordagem interdisciplinar e o ROODA;
  • Patentes software UFRGS;
  • Pesquisas atuais do Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação (NUTED);
  • Experiências de aulas na modalidade EaD em tempos de pandemia;
  • Modelos e arquiteturas pedagógicas em EaD;
  • Perfil do sujeito da EaD;
  • O papel dos aspectos sociais e afetivos em AVA;
  • A tecnologia como aliada para a captura de dados afetivos em AVA;
  • Os aspectos sociais em AVA e a recomendação de estratégias pedagógicas;
  • Livros publicados sobre inovações pedagógicas em EaD.

O evento acontecerá totalmente on-line, de forma gratuita, no endereço http://www.ufrgs.br/sead/news/4o-forum-ead-de-2020-apresentara-experiencias-em-ead-durante-a-pandemia.

Transmissão e inscrição

O público externo à UFRGS não precisa fazer inscrição e poderá acompanhar o Fórum pela transmissão pela transmissão do canal da Rede Multivídeos, no endereço aovivo.ufrgs.br/redemultivideos.

Os servidores da UFRGS podem fazer a inscrição para contabilizar horas, no caso dos professores, para o módulo III do Programa de Atividades de Aperfeiçoamento Pedagógico para Docentes em Estágio Probatório (PAAP), e, no caso dos técnicos-administrativos, para a progressão funcional por capacitação.

As inscrições podem ser feitas pela EDUFRGS, no Portal do Servidor (em Serviços > Agendamento > Inscrições em capacitações/treinamentos), até dia 19 de maio.

Os selecionados a participar do Fórum, como forma de registro de frequência e possibilidade de interações entre participantes, deverão acompanhar a transmissão do evento pelo Mconf UFRGS, na comunidade Fórum EaD da SEAD no endereço mconf.ufrgs.br/webconf/sead-forumead.

Sobre os Fóruns EaD de 2020

Os Fóruns EaD de 2020 tem ocorrido semanalmente desde o último dia 30 de abril, como uma das as ações da Secretaria de Educação a Distância da UFRGS durante a pandemia de Coronavírus. O objetivo desses eventos é compartilhar práticas de ensino, pesquisa e extensão na área de Ensino e Aprendizagem com Tecnologias Digitais desenvolvidas pelos professores da UFRGS de modo que essas possam inspirar o fazer pedagógico de outros docentes. Todas as edições estão ocorrendo em parceria com o Programa de Pós-graduação em Informática na Educação (PPGIE), a Escola de Desenvolvimento de Servidores (EDUFRGS) e o Observatório de Inovação Pedagógica com Tecnologia.

Para mais informações acesse http://www.ufrgs.br/sead/news/4o-forum-ead-de-2020-apresentara-experiencias-em-ead-durante-a-pandemia.