Cotistas da UnB provam mérito

“A função das cotas raciais é deixar de existir assim que a discriminação reduzir ou acabar. O papel da sociedade é trabalhar para que isso aconteça o mais rápido possível”, afirma Natália Machado

Não fossem as cotas raciais, a Universidade de Brasília (UnB) teria 71,5% menos negros no quadro de estudantes na última década. Quem esteve no seminário “10 Anos de Cotas na UnB: memória e reflexão” considera o número representativo. Para eles, é a prova de que a política afirmativa da instituição deu certo e vem incluindo uma parcela discriminada e excluída do Ensino superior. Além disso, os bons resultados apresentados pelos cotistas põem abaixo alguns mitos levantados pelos críticos da ação. Entre eles, havia questionamentos sobre a queda do nível da universidade com o ingresso de estudantes por meio de cotas.

O tempo provou, no entanto, que o desempenho deles, comparado ao do sistema universal, não teve diferença significativa. Em 2009, chegou a ser superior. A média do índice de rendimento acadêmico (IRA) ficou em 3,1 para os cotistas, enquanto os demais estudantes alcançaram 2,9.

A partir deste mês, a instituição aprofunda o trabalho de avaliação dos resultados para decidir sobre a continuidade do sistema. Em 6 de junho de 2003, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou a reserva de vagas na UnB. O plano estipulou 10 anos para a duração da política. Como a primeira turma com Alunos cotistas ingressou no segundo semestre de 2004, o prazo vence no fim do primeiro semestre do próximo ano. Portanto, chegou a hora de a universidade pensar sobre a manutenção da reserva de vagas. Uma comissão nomeada pelo reitor deve começar a se reunir para estudar propostas sobre o tema. Possíveis mudanças vão vigorar a partir do segundo processo seletivo de 2014.

Por enquanto, a unanimidade é o avanço provocado pela experiência. “No interior da UnB, a mudança do perfil dos estudantes é notável, e a segregação racial, que sempre foi a marca das universidades brasileiras, diminuiu sensivelmente com o crescimento do número de estudantes negros e indígenas”, avaliou o Professor José Jorge de Carvalho, coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa (INCTI). Ele propôs o primeiro plano de cotas adotado pela UnB e organizou o evento realizado ontem.

A antropóloga Natália Machado, 26 anos, fez parte da primeira turma de Alunos cotistas da universidade. Aluna de Escola pública em Taguatinga, ela não imaginava se tornar referência sobre o assunto. “No Ensino médio, não tinha perspectiva do que podia esperar de uma ação como essa”, diz. “A função das cotas raciais é deixar de existir assim que a discriminação reduzir ou acabar. O papel da sociedade é trabalhar para que isso aconteça o mais rápido possível”, reflete. Para ela, as pessoas ainda têm pouca noção do significado da política afirmativa.

Para combater mitos e visões distorcidos sobre o processo, o reitor da UnB, Ivan Camargo, defende avaliação detalhada e ampla dos 10 anos de política. “Precisamos nos embasar em dados, continuar discutindo para levar o assunto ao Cepe”, afirmou. Na opinião dele, a universidade precisa aproveitar a diversidade e formar lideranças para mudar as desigualdades do país. O reitor comemorou a trajetória percorrida pela UnB e a influência sobre outras instituições, por estar sediada na capital federal e por ter discutido o tema internamente.

O não preenchimento das vagas previstas pelo sistema foi uma preocupação levantada no seminário. No total, 6.632 estudantes ingressaram na UnB pelo sistema de cotas, o que significa 13,46% do quadro discente. O projeto prevê 20% das vagas para pretos, pardos e indígenas. O decano de Ensino de Graduação, Mauro Luiz Rabelo, responsável pela compilação dos dados apresentados, explica que não foi possível chegar à meta porque muitos Alunos, depois de aprovados, não se matriculam. “A pontuação mínima exigida também era uma barreira alta, e estamos corrigindo isso. Do contrário, a universidade abre as portas, mas não os deixa entrar”, afirma.

“Precisamos nos embasar em dados, continuar discutindo para levar o assunto ao Cepe” Ivan Camargo, reitor da UnB

Pioneira
A UnB foi a primeira universidade federal a implantar o sistema de cotas. A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) aprovaram a sistema de cotas em 2002, mas por lei estadual. Depois da UnB, já em 2005, mais 16 instituições incluíram ações afirmativas e, em 2008, o número chegou a 84.

Indígenas incluídos
Chamado comumente de cotas para negros ou cotas raciais, o programa de reserva de vagas da Universidade de Brasília (UnB) inclui também os indígenas. No caso deles, o problema de preenchimento de vagas foi maior que entre os afrodescendentes. A meta, no início do plano, era formar 200 pessoas. Até o último processo seletivo, 202 indígenas entraram na universidade, mas apenas seis concluíram o curso. Diante das condições oferecidas pela própria instituição, os representantes desse grupo ainda consideram uma vitória o número de diplomados.

O presidente da Associação dos Acadêmicos Indígenas do Distrito Federal, Antônio Macedo Dias, define a data como “um grande momento para esse povo”. Hoje, existem 64 Alunos indígenas matriculados na UnB. “Temos a necessidade de buscar conhecimento para nos embasar e defender a nossa cultura”, disse. Para concretizar esse objetivo, eles precisam de mais apoio institucional.Este ano, o governo federal criou a bolsa permanência, um auxílio financeiro para minimizar desigualdades. “O choque cultural já é um dificultador e Brasília também é uma cidade difícil para quem vem de uma comunidade onde toda a família está por perto”, afirma.

No caso dos indígenas, existe a cobrança das comunidades em incluir os conhecimentos adquiridos por eles nas aldeias. O Professor de antropologia da Universidade Federal do Amazonas Gersem Baniwa foi convidado para comentar o assunto. Ele lembrou que as cotas não são o único caminho para a inclusão. Ele acredita na importância de fundir a visão acadêmica com o conhecimento branco e dominante com a cultura, a metodologia e a experiência dos índios.

 

Fonte: Correio Braziliense 

 

ValueVision Media’s CEO Discusses Q3 2012 Results
free games online i can’t be the only person thinking about the halloween season

The Difference Between Bedspreads and Comforters
cheap prom dresses that just sad

Pacific Sunwear Looks Attractive at its Current Valuation PSUN
cheapest flights has announced the theatrical release of the Japanese live action film

Miss Pop talks creating the BCBG Spring 2015 nail look
free online games It is classical

2 To Consider In 2012
jeu gratuit cyberteam all over akihabara complete package

Can She Create Fashion Stars
games visitors will find the luxurious Hotel Zaza

South Korean cell phone brand VOTO comes into the Chinese market
ballkleider the latest mutants

With Mud Flaps At The Back
games as well as sunrise and sunset horse rides