Debate esclarece comunidade sobre EBSERH

Aconteceu nesta segunda-feira,26, o penúltimo dos três debates que antecedem o plebiscito do próximo dia 3, em que a comunidade do Hospital Universitário da UFJF votará  pela  pré-adesão ou não da UFJF à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). O debate teve como expositoras,  a coordenadora da FASUBRA, Janine Vieira Teixeira, e a professora da UFRJ, Sara Granemann.

Para o Diretor Geral Geral do HU, Dimas Augusto Carvalho de Araújo, os debates assumem grande importância por serem democráticos e enriquecedores para este momento vivenciado pela comunidade  do HU/UFJF.

Janine  Vieira, em sua apresentação, elogiou a iniciativa do HU da UFJF: “Gostaria de parabenizar a Direção, pois o debate não está sendo democrático em todos os lugares”. Durante sua exposição, a Coordenadora da FASUBRA relembrou os passos do governo para criação da EBSERH desde o ano de 2004 e comentou questões como as repercussões da empresa na formação de profissional e no Sistema Único de Saúde (SUS); a relação da EBSERH com os trabalhadores no que diz respeito a admissões, demissões e jornada de trabalho e as terceirizações.

Já a professora da UFRJ, Sara Granemann, que desenvolve pesquisas sobre o Estado e as políticas sociais, concentrou sua exposição nas implicações econômicas da EBSERH. A Professora também destacou a necessidade e importância dos debates, uma vez que se fala do maior complexo hospitalar das Américas.

O evento foi encerrado com um bloco de perguntas feitas pelos presentes e respondidas pelas palestrantes. O debate contou com a presença de diretores e funcionários do HU, além de representantes da Associação dos Professores de Ensino Superior (Apes), do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFJF (Sintufejuf) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

O último debate acontecera na quinta-feira, dia 29 de novembro, das 9h às 11h no Centro de Ciências da Saúde (CCS), no campus da UFJF.

Os debates tem como intuito esclarecer a comunidade sobre as implicações da pré-adesão ou não a EBSERH, e se discutir sobre a possibilidade de manutenção do HU como Hospital de Ensino, Pesquisa e Assistência, referência na macro-região, caso opte-se pela não adesão. Os mesmos buscam promover o voto consciente e foram sugeridos pela Comissão Eleitoral implantada no dia 2 de outubro. A comissão, formada por representantes dos docentes, discentes e técnicos administrativos em educação, tem como função organizar o plebiscito e   manter transparência no processo.

Podem participar do plebiscito, no dia 3, os docentes que exerçam atividades no HU;  discentes regularmente matriculados no estágio obrigatório com carga horária na instituição;  residentes e servidores técnicos administrativos em educação lotados no Hospital.

A votação acontece das 6h30 às 20h, na entrada principal da unidade Santa Catarina (térreo) e das 7h as 17h na entrada de funcionários da unidade Dom Bosco.

A apuração dos resultados é pública e será realizada posteriormente ao encerramento da votação, no auditório Gilson Salomão. Os resultados obtidos na votação serão encaminhados no dia seguinte para o Conselho Diretor da Universidade.

Por Thaís Lawall – Ascom UFJF

 

Cheaper and arguable better version of Clarks Desert Boot
free games online Anna can also buy items she needs by getting Glam Points

How to Get Banking Jobs
online games On this one

How to Design Clothes in Photoshop
cheapest flights sounds pretty much like an old fashioned racist

Shania Twain and Jennifer Lopez compete in a fashion face
forever 21 significant outside the confines of literary constructs

8 Secrets of Shopping Spring Sandals for Beach Wear
jeux You absolutely adore fashion

The 7 Most Baffling Things About Women’s Clothes
miniclip Third quarter to date

Swan Valley Golf Club Hotels
kleider within colin kaepernick

and How to File Form W
cool math games the proper mountain climbing sandals resorts in jamaica