Delegação francesa prospecta UFPE para implantar unidade avançada da Universidade de Toulouse

Em visita ao campus recifense da UFPE, na última sexta-feira (10), uma delegação da Universidade de Toulouse (França) compartilhou com o reitor Anísio Brasileiro o interesse de implantar, aqui em Pernambuco, um polo de desenvolvimento de pesquisas e parcerias daquela instituição. Já decididos a se instalar no Brasil, os franceses estão sondando as contrapartidas oferecidas pela UFPE e pela USP, em São Paulo.

Para o reitor Anísio Brasileiro, que prontamente declarou o interesse da UFPE em oferecer as condições necessárias à iniciativa, “essa visita é resultado dos investimentos que a nossa Universidade vem fazendo nas áreas de pesquisas e cooperação internacional”. A UFPE, segundo Anísio, além de apresentar ótimos índices de produção científica, oferece um ambiente fértil para essa parceria, uma vez que “está inserida em um polo econômico em expansão e que vem gerando demandas de conhecimento nas mais diversas áreas”.

Segundo o reitor da Universidade de Toulouse, Bertrand Monthubert, o convênio para implantação da unidade deve implicar condições privilegiadas “a fim de promover, entre as duas instituições, a capacitação, intercâmbio de professores e alunos, além da criação de programas de pesquisas”. Ainda na comitiva francesa estiveram presentes o vice-reitor da Universidade Paul Sabatier, Eric Crubezy, o vice-reitor de Toulouse Capitole, Laurent Grosclaude, e o adido cultural do Consulado Francês no Recife, Pierre Fernandez.

Pela UFPE estiveram presente ao encontro docentes com vivência acadêmica na França, como o vice-reitor Silvio Romero Marques, o secretário de Gestão da Informação e Comunicação, Paulo Cunha, a diretora do CCB, Maria Eduarda Lazarrábal, a chefe do Departamento de Arqueologia, Daniela Mützenberg, os professores Ascendino SIlva (Eletrônica e Sistemas ), Fátima Santos (Psicologia), Armèle Dornelas (Fisioterapia), as diretora e vice-diretora da Cooperação Internacional, Eleonor Maia e Suzana Monteiro, e os pró-reitores Francisco Ramos (Propesq) e Ana Cabral (Proacad).

HISTÓRICO – A UFPE já mantém 19 convênios de intercâmbio com universidades francesas, alguns deles com a própria universidade de Toulouse. Quanto aos programas de mobilidade estudantil, em que a França figura com o terceiro destino mais procurado pelos alunos da UFPE. De 1999 a 2013, há 41 registros de estudantes daqui em atividade nas instituições de ensino superior francesas, com predomínio para as áreas de Direito, Engenharia Mecânica e Engenharia Biomédica. No período de 1999 a 2012, 141 alunos de instituições francesas estiveram na UFPE.

 

 

Ascom UFPE

 

What To Watch Out For On Fashion Penny Auction Sites
free games online The challenge is to create 30 different outfits out of 30 pieces

g and Other Models Grab the Limelight
cheapest flights I had basically been a size 8 my entire life

Best 3 accessories to buy
forever21 Designer Brands of Formal Shirts

Thigh High Boots for Slim
onlinegames fashion is once again taking notice of the fabulous fashion

EFSF Has Extended The Eurozone Crisis
miniclip In case you think they were just telling each other

BOMBS for fast weight loss
kleider The creators certainly put a lot of love into it

Which Men s Suit to wear at an Interview
ballkleider Transfer cake to a cooling rack and let cool completely

Style Fashion Week at L
cool math games how to pick the right date software program program