Dilma vai a Portugal para prestigiar homenagem ao ex-presidente Lula

Antecessor no Planalto receberá título na Universidade de Coimbra

 

BRASÍLIA e BELO HORIZONTE. Após movimentos na política externa que indicam distanciamento das práticas dos dois governos, a presidente Dilma Rousseff abriu mão de sua agenda de compromissos no Brasil para prestigiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que viajou para Portugal, onde receberá amanhã o título de doutor honoris causa da Universidade de Coimbra. A viagem foi mantida mesmo com o agravamento da crise econômica e política em Portugal. Ontem, Lula e dona Marisa Letícia foram recebidos pelo primeiro-ministro demissionário, José Sócrates.

 

Dilma embarcou ontem à noite para Portugal, com o ministro da Educação, Fernando Haddad; a ministra da Secretaria de Comunicação, Helena Chagas; o assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia; e a subsecretária geral de Política do Itamaraty, Vera Machado.

 

A presidente deverá chegar hoje de manhã a Lisboa e irá a Coimbra, onde visitará a universidade. Ainda se encontrará com Sócrates e com o presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva.

 

Ontem, no lançamento da Rede Cegonha, em Minas, Dilma e o governador tucano Antonio Anastasia trocaram gentilezas. Ele disse receber Dilma “com o coração em festa”, e disse ser seu parceiro em políticas públicas. Ela também o chamou de parceiro.