Educação planeja mobilizar rede estadual para uso de plataforma digital de estudos do Enem?

Os estudantes que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2016 já contam com uma inovadora ferramenta para implementar os estudos. A plataforma Hora do Enem foi lançada nesta semana pelo Ministério da Educação (MEC) e conta com mídias diversas que visam oferecer aos alunos da 3ª série do ensino médio uma oportunidade de se prepararem mais para o exame, que é a forma de entrada para as universidades públicas brasileiras.

Para acessar a plataforma, os estudantes devem entrar no site da Hora do Enem, no portal da TV Escola. Lá, eles têm acesso a conteúdos específicos para a avaliação, além de vídeoaulas, planos de estudos personalizados e simulados com questões nos moldes das que são aplicadas na prova nacional.

O primeiro simulado oferecido por meio da nova plataforma será realizado no próximo dia 30 de abril. Para participarem, os estudantes devem se cadastrar neste link. A partir do dia 12, as inscrições estarão abertas para os alunos se cadastraram. As provas foram criadas seguindo a mesma metodologia utilizada nas questões do Enem. Ao completar o simulado, o aluno poderá comparar a nota com a necessária para ser aprovado no curso e faculdade em que queira entrar.

No Tocantins, quase 67 mil estudantes se inscreveram no Enem em 2015, entre alunos matriculados na 3ª série do ensino médio, recém-concluintes e demais inscritos. Atualmente, quase 20 mil alunos estão matriculados no último ano do ensino médio tocantinense nas redes estadual, municipal, federal e particular.

De acordo com a coordenadora de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Maristélia dos Santos, o primeiro passo da Pasta será iniciar, ainda na primeira quinzena de abril, a mobilização junto às Diretorias Regionais de Educação (DRE) e às escolas da rede estadual de ensino.

“Nós recebemos o documento oficial do MEC hoje e estamos reunidos para planejar a mobilização que será feita no Estado”, destacou a coordenadora, enfatizando a parceria que deverá ser feita com as universidades tocantinenses, conforme a orientação do MEC, para que sejam disponibilizados computadores aos estudantes que não os possuam, ou não tenham acesso à internet.

Importância

A união de diversos modelos de mídias como forma de fortalecer a preparação dos alunos para o Enem, promovida pela plataforma digital ganha uma importância maior, principalmente em um mundo visualizado por telas de computadores, celulares e tablets. Desta forma, comenta Maristélia, todo tipo de ferramenta que venha a aperfeiçoar as práticas de estudo para a avaliação do Inep é sempre bem-vinda.

“Este tipo de ferramenta, do ponto de vista pedagógico, é de extrema relevância, pois possibilita ao aluno novas experiências educacionais e é um atrativo a mais na hora de estudar”, ponderou.

SURGIU.COM