Educar é revolucionar

O Brasil está preparado  para a mudança? Do ponto de vista de dinheiro, não tenho dúvida. Já em  relação a professores disponíveis, não. O recurso escasso  é o jovem ativo, com disposição e vocação para ensinar.  Hoje, na universidade, os jovens mais brilhantes querem  fazer concurso para o Ministério Público, o Senado, ser  advogados e engenheiros.  A gente precisa de um bom  tempo pagando altos salários  para convencer os melhores  a ser professores. Nestes 20  anos pagando R$ 9,5 mil, a  gente começa a atraí-los.

Quem pagaria a conta? A gente fala como se o dinheiro saísse do zero. Hoje se gasta 5,6% do PIB em  educação. O Plano Nacional de Educação obriga a  colocar 10%. Ao federalizar, se chegaria a 6,4%, em  20 anos. Só com o Governo  Federal entrando. Os Estados e municípios não têm  como fazer a revolução.  Tem gente que acha que o  prefeito não dá aumento  porque é ruim, porque não  gosta de educação. Pode  até ter alguns assim, mas  hoje nenhum tem condições de dar um salário ao  professor muito melhor do  que ele dá hoje.

Como atuariam  as prefeituras? Poderiam trabalhar como  parceiros, construir os prédios. Como será ao longo de  20 anos, você pode escolher  qual cidade pode fazer. O  prefeito precisa querer. Minha proposta é voluntária.

Como atrair o professor  com o perfil? Precisa criar uma nova carreira no magistério, pagando  bem, dando formação nos  cursos de pedagogia e criando outros institutos fora da  universidades. Tem que acabar com o conceito que excelência se encontra somente  na universidade. O Instituto Tecnológico da Aeronáutica é um exemplo. Depois  de ser escolhido, o professor  tem que ficar um ano dando aula sem que o contrato  seja assinado. Como é feito  com os diplomatas no Instituto Rio Branco: ficam dois  anos ganhando para estudar e depois, se forem aprovados, é que serão contratados. Depois de entrarem e  é um ponto difícil de passar politicamente, porque  sem isso não resolve — é preciso acabar com a estabilidade plena. Hoje, o professor  entra no primeiro dia de aula e já está estável, a não ser  que cometa pedofilia. Não é  demitido por incompetência ou relaxamento. Eu proponho estabilidade responsável. Ele precisará passar,  uma vez por ano, por uma  avaliação. Se demonstrar falta de sintonia com resultados, será exonerado.

Qual a escola  que se espera? Hoje o professor do giz e do  quadro negro não vai dar boas  aulas. O aluno requer equipamentos modernos. O edifício  precisa ser bonito e confortável. Não haverá revolução  plena na educação se a gente continuar deixando nossos  meninos em um lugar com 38  e 40 graus, sem ar condicionado. Nós estamos tão acostumados a desprestigiar a educação que as pessoas riem  quando se fala em ar condicionado em escola. Ninguém  ri de ar condicionado no aeroporto, no supermercado,  nos shoppings.

A nova escola teria  um novo currículo? A saída é o horário integral.  Não tem escola boa em 4 horas. A parcela rica da população já descobriu isso há 40  anos. Estuda num período,  mas depois faz inglês, ginástica, natação. Isso deveria ser  dentro da escola.  Essa revolução não  encontraria resistências? Já há diversas escolas como  essa espalhadas pelo Brasil.  São escolas-modelos, como  Pedro II e  Colégio Militar. O  desafio é transformar essas  poucas em muitas. O problema foi que só fizemos 400  dessas. As prefeituras só conseguem fazer uma boa dessas para seguir como exemplo. Então só deve ter umas  mil escolas boas no Brasil.

A lei eleitoral diz que o plebiscito deve ser aprovado  70 dias antes das eleições  para ocorrer simultaneamente. Vai dar tempo? Eu propus plebiscito para ver  se obriga o governo, mas, se  ele quiser, pode fazer sem  consulta. Ainda tenho esperança que um presidente faça  isso, independentemente de  plebiscito.  [

Cristovam Buarque – Metro/DF

“Os estudantes de hoje acreditam mais no celular  e na televisão do que no professor ao vivo. E a aula  é muito chata.” CRISTOVAM BUARQUE, SENADOR (PDT-DF) E EX-Ministro da Educação.

 

 

Pippa Middleton Hit the Runway in College Fashion Show
online games requires a bit of footwork

What Is a Good Dress for a Woman With a Big Belly
vintage wedding dresses Play a game to see who knows which decade each outfit displays

Star’s newest capsule collection at Kitson
cheapest flights in effect making an S shape

IMAGE Skincare exclusive Iluma beautifies as it wakes up and illuminates skin
forever 21 Which armor pieces had you giddy with how amazing it would look

Export Notes In Outlook Format Perpetually With Commercial Solution
free online games Transfer the rice to a rice cooker

Fashion Designing Colleges in Delhi
jeux fr it’s time to make preparations for the cold months ahead

Belk named the official style quarters of the Dallas Cowboys Cheerleaders today
miniclip Have you ever considered the Coach handbags

Op Laundry Machines in Your Rental Property
kleider Students learn about fashion trends