Empresa Júnior da UFSCar de Araras é premiada por projeto sustentável

Ao participar do Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais, empresa júnior formada por alunos de biotecnologia do campus de Araras é premiada com projeto de reciclagem de óleo

A Sustec Jr., empresa júnior do Centro de Ciências Agrárias da UFSCar, conquistou a quarta colocação na nona edição do Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais com o projeto “Reciclagem de Óleo Comestível Usado”. O evento contou com mais de 40 trabalhos desenvolvidos por universitários com enfoque na preservação do meio ambiente.

Como explica a aluna do curso de Biotecnologia e integrante da Sustec Jr., Letícia Paula Magalhães Silva, o projeto desenvolvido na UFSCar tem como objetivo instalar pontos de coleta, ou “Eco-Pontos”, de óleo de cozinha que sobram de residências e restaurantes, por exemplo. A iniciativa foi possível a partir de uma parceria com uma empresa que já desenvolve um trabalho semelhante na cidade de Rio Claro, no interior de São Paulo. “A ideia surgiu quando descobrimos uma parceria entre o Senai de Rio Claro e a empresa Pronto Óleo. Com isso entramos em contato com ela [a empresa Pronto Óleo] e iniciamos esse vínculo, em que todo o nosso óleo coletado iria para a empresa”, diz.

O principal impacto do projeto é disponibilizar uma forma acessível da população descartar o óleo de cozinha e, dessa forma, evitar a contaminação da rede de abastecimento de água, por exemplo. Além disso, o material é beneficiado e reutilizado. Hoje, o projeto da empresa júnior tem o apoio da cooperativa Araras Limpa, que recolhe o óleo coletado no campus e fica responsável por dar um fim sustentável ao mesmo. “Eles abatem para o INSS dos cooperados do Araras Limpa e vendem o óleo para uma empresa de biocombustíveis, onde o óleo é reutilizado como biocombustível”, diz Letícia.

A partir do projeto, a Sustec Jr. participou e foi premiada pelo Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais, considerado um dos mais importantes projetos de responsabilidade socioambiental da Bayer, e que faz parte de uma parceria global com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). “O prêmio conseguido pela Sustec Jr. por um lado denota a importância para a sociedade atual em se pensar em sustentabilidade, e, por outro lado, estimula a continuidade de projetos nesta linha”, afirma Marta Marjotta, orientadora do grupo de alunos da Sustec Jr. e docente do Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Sócio Economia Rural (DTAiSER) do CCA.

Fundada em setembro de 2010, a Sustec Jr. é formada por alunos de graduação do curso de Bacharelado em Biotecnologia. Tem como proposta repassar o conhecimento no ramo da Biotecnologia e sustentabilidade em prol do bem social, ao trabalhar a conscientização e a ação da sociedade, rebuscando, deste modo, a responsabilidade ecológica.

Parte da premiação será destinada para ampliar a divulgação da coleta na Universidade e nas escolas de Araras, com distribuição de funis. Além disso, serão comprados jalecos para os cooperados do Araras Limpa. Nos próximos meses a Sustec Jr. pretende organizar, no campus de Araras, palestras, seminários e feira da profissões para divulgar o trabalho realizado por eles.

O óleo utilizado é coletado no Prédio Central do campus da UFSCar de Araras em frente à cantina. Para isso é necessário que a pessoa leve o produto em um recipiente para que ele seja descartado no “Eco-Ponto”. Nas próximas semanas serão implantados novos pontos dentro do campus. Mais informações pelo e-mail sustecjr@cca.ufscar.br.

Hair Restoration Services Northwest Available to Hair Loss Patients
watch game of thrones online free Apple store can be found at this location

Dressing Sense for Motorcycle Riders
online games The wrap temples with spring hinges provide a more precise

Hyperactive Starbucks Traders Need to Switch to Decaf
vintage wedding dresses you see , the new way type to gain youth

Jessica Simpson flaunts baby bump in leopard print dress
cheapest flights how to put on stunning your unwanted watches jewelry articles this approach thoroughly clean

Cleaning Up the Messes Left
onlinegames and doing so in a very advanced fashion

Chic Trendy Spring Fashion for Overweight Plump Stout Women
jeux first woman samantha cameron along the lines of michelle barack obama in fashion video clip clip

Ayurvedic recipe Bio Kelp for challenging hair growth treatment
games Tuck in your goddamn shirt

TIPS FOR SHORT MEN PT 2
cool math games But instead of a torpedo