Enem garante certificação no ensino médio

A Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc) realiza, desde o ano de 2010, a certificação de ensino médio para os interessados que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para tanto o interessado deve procurar a coordenação de Exames e Certificados, na sede da Seduc, 2º andar, sala 169, munido dos seguintes documentos: cópia da certidão de nascimento ou casamento; cópia da identidade; cópia do resultado do Enem (internet) e cópia do certificado do ensino fundamental. Para obter a declaração de proficiência é necessário cópia da identidade e cópia do resultado do Enem (internet).

De acordo com o professor Josias Campelo, da Coordenação de Exames e Certificados, para receber essa certificação pelo Enem, o aluno deverá ter obtido pontuações mínimas nas áreas de conhecimento, além de ter mais de 18 anos. “O aluno deve ter tirado, no mínimo, 400 pontos, nas disciplinas Linguagem, Código e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias e, no mínimo, 500 pontos na Redação, mostrando que possui as habilidades mínimas para o ensino médio”, comenta.

O coordenador lembra, ainda, que é necessário que o aluno que participou do Enem tenha solicitado a certificação para constar na base de dados do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Ele informa também que no ano de 2010, a Seduc realizou cerca de 240 certificações.