Enfermaria do Riso: uma década revisitada em livro

A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) lança, no dia 24 de maio, a publicação comemorativa “Dez Anos do Programa Enfermaria do Riso”, sobre o Programa Interdisciplinar de Formação, Ação e Pesquisa da UNIRIO que tem como proposta levar às enfermarias infantis o humor como apoio para o tratamento médico. Na ocasião, haverá uma sessão aberta do espetáculo teatral “PalhaSOS”, baseado nas experiências dos enfermeiros-palhaços, e a distribuição de exemplares do livro. O evento acontece às 18h, na Sala Paschoal Carlos Magno da Escola de Teatro da UNIRIO (Av. Pasteur, 436 fundos, Urca). A entrada é franca.

“Mais do que um catálogo acadêmico, o livro é a síntese de uma década de vivências e encontros variados. Nesse sentido, é, ao mesmo tempo, um álbum de memórias, um caderno de relatos e um registro de experiências”, sintetiza Ana Achcar, Professora Doutora da Escola de Teatro da UNIRIO, responsável pela concepção e coordenação da Enfermaria do Riso. Além de fotos e dados sobre o Programa, a publicação conta com uma entrevista com o médico Edson Liberal, chefe da Pediatria do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG); o “Código de Ética do Palhaço de Hospital”, extraído da tese de doutorado de Ana Achcar pela UNIRIO (“Palhaço de Hospital: Proposta Metodológica de Formação”); e relatos de participantes e ex-colaboradores do projeto. Longe do rigor formal, o livro tem um formato lúdico e que recupera as emoções do contato com pacientes, acompanhantes e funcionários no ambiente hospitalar.

 Sobre a Peça:

“PalhaSOS” tem direção de Flávio Souza e supervisão artística da professora Ana Achcar. O espetáculo é baseado nas experiências vivenciadas pelos palhaços nas alas infantis ao longo dos quase 11 anos de atividades do projeto. O elenco é formado por alunos e ex-alunos da UNIRIO que atuam ou já passaram pelo programa. O espetáculo foi encenado pela primeira vez em 2007 e surgiu das práticas do programa de formação da Escola de Teatro, cuja primeira intervenção foi na enfermaria de pediatria do HUGG. A peça venceu o prêmio de melhor espetáculo do Festival Universitário de Monastir 2009, na Tunísia. Este ano, ganhou dois prêmios – o de melhor espetáculo pelo júri popular e menção honrosa pelo trabalho de formação na UNIRIO – no XII FIESTA, o Festival Internacional de Teatro Estudantil de Perm, na Rússia.

Sobre a Enfermaria do Riso:

O Programa Interdisciplinar de Formação, Ação e Pesquisa Enfermaria do Riso é o primeiro programa de formação de estudantes universitários de Teatro na linguagem clown para atuação em ambiente hospitalar do País. O Programa é resultado de uma parceria da Escola de Teatro com a Escola de Medicina e Cirurgia da UNIRIO, com o apoio do atual Diretor de Pediatria do HUGG, Dr. Edson Liberal. A Profa. Ana Achcar utilizou sua pesquisa de clown para desenvolver a metodologia da Enfermaria do Riso, que é, hoje, um programa que atua na extensão, pesquisa e formação, e abarca disciplinas eletivas dos Departamentos de Interpretação e de Licenciatura em Teatro, além de workshops e aulas específicas para os alunos do Programa de Formação complementar da Escola de Teatro da UNIRIO. Os alunos têm que cursar disciplinas por três semestres para começar a atuar como enfermeiro-palhaço. Em 98, ocorreu a primeira oficina de preparação para a formação dos enfermeiros-palhaços e os atores iniciaram as atividades nas enfermarias do HUGG em novembro de 2000.

“Como um programa de formação, a Enfermaria do Riso deu aos alunos a base para abrir caminhos nas Artes Cênicas, tanto com profissionais que hoje atuam em outros projetos de clown em ambiente hospitalar, como o Doutores da Alegria, ou aqueles que seguiram por trajetórias artísticas diversas”, conta Ana Achcar. Em setembro de 2009, a Enfermaria do Riso recebeu o aclamado projeto francês Le Rire Médicin, e sua coordenadora, Caroline Simonds, ministrou um workshop para os alunos da Enfermaria do Riso e também uma palestra aberta para a comunidade na Escola de Teatro da UNIRIO.

Agraciado pelo Prêmio Jovens Artistas – MEC/SESu 2007 de apoio ao Teatro Universitário, o Programa Enfermaria do Riso tem como objetivo principal a atuação artística dos enfermeiros-palhaços nas dependências pediátricas do Hospital Universitário Gaffrée & Guinle (HUGG/UNIRIO), do Instituto Fernandes Figueira (IFF) e do Hospital da Lagoa (HL), no Rio de Janeiro. Os estudantes são treinados através de uma metodologia desenvolvida pelo Programa, para atuar regularmente em duplas, durante todo o ano letivo. Os alunos trabalham, através de improvisos, procedimentos da rotina médica e de enfermagem, buscando estabelecer novas e lúdicas relações com aqueles que utilizam ambulatórios, salas de espera e outros espaços do hospital, como médicos, enfermeiros, pacientes, acompanhantes e funcionários em geral. Por mês, são atendidas cerca de 800 pessoas nos três hospitais onde a Enfermaria do Riso atua.

Além do trabalho de interação dentro do hospital, o Programa promove cursos e minioficinas de três horas, como a oficina de teatro “O Riso na Saúde”, que é direcionada para profissionais de saúde. O objetivo é ajudar técnicos, enfermeiros e médicos a reforçar a qualidade humana das relações que se formam no ambiente hospitalar através do humor. Como consequência, colabora na promoção de uma atitude mais positiva da criança enferma e da sua família em relação à doença.

 

SERVIÇO:

Lançamento do livro comemorativo “Dez Anos do Programa Enfermaria do Riso”, com apresentação da peça “PalhaSOS”.

Dia 24 de maio (segunda-feira) – 18 horas

Local: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) – Sala Paschoal Carlos Magno – Escola de Teatro (Av. Pasteur, 436, Urca)

Entrada Franca. Haverá distribuição gratuita de exemplares do livro.

 “PalhaSOS”

SINOPSE: O espetáculo expõe, em forma de cenas curtas e números de palhaços, as emoções e pensamentos que derivam do contato diário com a realidade hospitalar, abordando as relações que constroem o universo da criança internada e de seus acompanhantes.

FICHA TÉCNICA:

Direção: Flavio Souza

Supervisão e Direção Geral: Ana Achcar

Direção musical: Lucas Ciavatta

Figurino, iluminação e cenário: Grupo Enfermaria do Riso

Elenco:

Henrique Escobar – Claudinei

Patrícia Ubeda – Charlote

Mariana Fausto – Maricota

Camila Nhary – Catarina

Adriano Pellegrini – Lindomar