Entra em operação na UFLA novo Datacenter que permitirá salto de qualidade em tecnologia da informação

Migração de Sistemas da UFLA para novo Datacenter ocorre nesta semana. Nova estrutura irá colaborar para a eficiência dos Estudos Remotos Emergenciais na graduação e pós-graduação.

Está entrando em operação, nesta semana, na Universidade Federal de Lavras (UFLA), um novo Datacenter, que coloca a UFLA em alto patamar tecnológico, alcançado por poucas instituições de ensino no País. A instalação dos equipamentos foi concluída no final de abril, e agora ocorre a migração dos sistemas administrativos e acadêmicos da Universidade para servidores de última geração (tecnologia hiperconvergente), instalados em unidade especial, localizada no novo prédio da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI).

Os novos recursos permitirão um salto da qualidade da prestação de serviços à comunidade acadêmica na área de Tecnologia da Informação e Comunicação. De acordo com o diretor de Gestão de Tecnologia da Informação, Erasmo Evangelista de Oliveira, há ganhos em requisitos de segurança da informação, sobretudo em confidencialidade (com maior controle do acesso à informação), integridade (preservação do conteúdo original dos dados) e disponibilidade (informação disponível aos usuários autorizados sempre que necessitarem).

“Tal infraestrutura atenderá à crescente demanda de novos projetos, como a proposta do Diploma Digital e a Digitalização do Acervo Acadêmico, bem como à necessidade de melhoria  do desempenho e da confiabilidade dos sistemas já existentes, tais como os ambientes virtuais de aprendizado (Campus Virtual), sistemas de informações gerenciais (SIG, SIPAC, SIGAA), portal da UFLA, sistema de videossegurança do câmpus e demais sítios eletrônicos de pró-reitorias, diretorias, departamentos e demais unidades acadêmicas e administrativas”, especifica Erasmo.

O investimento no projeto foi de mais de R$ 3,5 milhões, considerando-se o prédio do Datacenter e os equipamentos. Para o reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, esse avanço na estrutura de TI da UFLA consolida-se em momento oportuno, já que a Universidade se prepara para reiniciar o semestre letivo 2020/1, por meio do Estudo Remoto Emergencial, o que irá aumentar e diversificar as demandas sobre os sistemas e tecnologias da informação. “Há todo um sistema de monitoramento da infraestrutura tecnológica, e temos com uma equipe que atua de forma proativa na resolução dos incidentes de indisponibilidade dos serviços, dando suporte tecnológico à Diretoria de Educação a Distância (Dired). Contamos com a compreensão da comunidade quanto a eventuais indisponibilidades do serviço causadas por falhas na infraestrutura de telecomunicação da operadora que fornece o link de internet (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP), em Belo Horizonte, o que é um problema externo à UFLA. Entretanto, já estamos estudando a possibilidade de contratação de um segundo link ou da replicação dos serviços mais críticos em nuvem”, comenta.

Sobre o Datacenter

A nova estrutura instalada na UFLA é um datacenter Tier III (nível 3, em um máximo de 4), com requisitos de alta disponibilidade (99,982%), o que significa proporcionar menos de duas horas, no ano, com atividades interrompidas.

A solução conta com um ambiente de alto nível de segurança e características mencionadas na relação abaixo.

  • Energia: grupo motor gerador e nobreaks redundantes, com alimentação de duas linhas elétricas, que permitirá dar manutenção com o datacenter em funcionamento, além de garantir o fornecimento de energia ininterrupta.
  • Sistema de climatização com ar condicionado de precisão redundante.
  • Sistema de monitoramento ambiental, com sensores de temperatura, umidade, fumaça.
  • Tomadas de energia inteligentes, com monitoramento de consumo de energia, tensão e corrente.
  • Sistema de detecção e combate a incêndio com gás de supressão.
  • Sistema de controle de acesso biométrico (com reconhecimento de impressão digital e facial).
  • Sistema de monitoramento de circuito interno de câmeras de segurança em todos os ambientes.

O Datacenter é parte de um plano ousado de melhoria da infraestrutura de armazenamento e processamento da UFLA, previsto no Plano Diretor de Tecnologia da informação – PDTIC 2017-2020, aprovado pelo Comitê de Governança Digital.