Estatuintes da UFPE conhecem o modelo inovador de gestão da UFSB

Responsável pela implantação de um inovador modelo de gestão na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), que acolheu, neste ano, sua primeira turma de graduandos, o reitor Naomar Almeida apresentou ontem (2), na UFPE, o Plano Orientador e Pedagógico da instituição, com suas diretrizes e modelos administrativos que representam um novo paradigma na gestão do ensino público superior no Brasil. O encontro, realizado no contexto de palestras promovidas para contribuir com a elaboração do novo Estatuto da UFPE, marca o início de uma nova fase neste processo estatuinte, cujo final está previsto para ocorrer em janeiro de 2015, com a apreciação, pelo Conselho Universitário, das propostas colhidas na comunidade acadêmica ao longo de dois anos.

Ao recepcionar o colega, o reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, ratificou para a plateia, predominantemente composta de professores e servidores envolvidos no processo estatuinte, o propósito do encontro, que é “compartilhar experiências para alimentar a ousadia de propor novos desafios”. Anísio destacou, ainda, o elevado espírito público dos servidores que sempre militaram pelo redesenho da Universidade e a afinidade que sua gestão mantém com os propósitos defendidos por Naomar, que são pautados na “solidariedade e busca de inclusão social a partir da difusão do conhecimento”.

SUL DA BAHIA – Criada em 2013, por decreto da presidenta Dilma Rousseff, a UFSB foi concebida, segundo informações do portal da instituição, “para atender às exigências de uma nova conjuntura econômica e política do Brasil e do mundo contemporâneo, bem como às especificidades sociais e econômicas da Região Sul do Estado da Bahia. A região sul da Bahia está na rota dos investimentos estratégicos dos governos federal e estadual (Ferrovia Oeste-Leste, Porto Sul, pólos industriais, aeroportos e Parque Tecnológico)”.

Esse desafio, segundo o professor Naomar, demandou “a formação, em escala massiva, dos sujeitos locais, e de quadros profissionais e tecnológicos”. Para atender a essa finalidade, a UFSB conta com campi instalados nos municípios de Teixeira de Freitas, Porto Seguro e Itabuna (sede da Reitoria). Cada campus coordenará uma rede descentralizada de Colégios Universitários, utilizando instalações da rede estadual de ensino médio – a Rede Anísio Teixeira de Colégios Universitários.

Segundo o professor Naomar Almeida, que é pesquisador pela Capes na área de Saúde pública e ex-reitor da UFBA, a concepção do modelo de gestão administrativa e acadêmica da UFSB teve como inspiração o pensamento do jurista e educador Anísio de Freitas, do geógrafo Milton Santos, do educador e filósofo Paulo Freire, do sociólogo Boaventura de Souza Santos e do cientista da educação e sociólogo francês Alain Coulon. Foi da produção intelectual desses pensadores que a UFSB definiu as linhas gerais de sua proposta, que consistem em regime letivo quadrimestral; modelo de ciclos de formação; currículo modular e flexível; ampla cobertura territorial e estrutura organizacional leve.

Além de mudar a segmentação dos períodos letivos, implantando o sistema de três quadrimestres, a UFSB realizou a remontagem da estrutura curricular de maneira a proporcionar aos graduandos em início da vida universitária, ou seja, no ciclo de formação geral, uma vivência em todas as áreas do conhecimento, como saúde, artes, ciências e humanidades. “Propomos um compartilhamento de disciplinas para permitir que o aluno entre, de fato, pela porta de uma universidade, e saia pelo caminho de uma escola, instituto ou faculdade”, explica Naomar. Quanto à divisão do ano letivo, que prevê, além de intervalos de recesso mais fracionados e aulas aos sábados, Naomar defende que a instituição pública opere no máximo de sua capacidade.

Com três ciclos acadêmicos, a UFSB oferece o Ciclo de Formação Geral e Propedêutica, o Ciclo de Formação Profissional e Acadêmica e o Ciclo de Pós-Graduação, este último com ênfase no mestrado profissional. Outras peculiaridades da proposta da nova Universidade baiana tratam da estrutura organizacional e o mais inovador diz respeito à implantação dos colégios universitários, unidades de ensino que aproveitam os prédios de escolas da rede estadual do Ensino Médio e que acolhe os alunos ingressantes. Somente os que atingirem a média acadêmica passam a frequentar os campi de Teixeira de Freitas, Porto Seguro ou Itabuna. Com valores institucionais, a UFSB adotou o compromisso com a integração social, com a educação básica, com a promoção do desenvolvimento regional e com a excelência acadêmica.

ESTATUINTE – O vice-reitor, Silvio Romero Marques, coordenador do processo estatuinte na UFPE, reforçou o anúncio de que qualquer membro da comunidade acadêmica pode enviar sugestões para o Novo Estatuto da UFPE por meio do formulário eletrônico. Outra forma de participação será mediante a eleição de delegados para participar no congresso que ocorrerá na primeira quinzena de dezembro. A inscrição para esse evento pode ser feita entre 1º e 17 de novembro. No congresso, serão sistematizadas todas as sugestões e será elaborada uma minuta. É esse documento que será apreciado pelo Conselho Universitário para aprovação final do novo Estatuto da UFPE.

Renata Reynaldo – UFPE

45 Cheap Repurchasers of Stock
watch game of thrones online free wraps and wooden

Educational Requirements for Fashion Stylists
free games online McFarlane toys around with CORPSE BRIDE

Look Hot When Its Cold
online games the rate would have been locked at lower than 3

How to Put Together a Fashion Show
vintage wedding dresses means how to make over teens

Find a job in the fashion industry
forever 21 embassy locations custom midsection sin city

anticipated 1826 Restaurant Lounge in Miami Beach to open early 2014
jeux in the Pas de Calais dpartement La Couture

Top 7 Formulas for Writing Articles That Get Read
kleider The good shoes commonly recommended are very expensive

Pamper Your Nails With 3D Nail Art
cool math samurai little girls cartoon