Estudantes de 55 países podem concorrer a 200 bolsas no Brasil

Estudantes de 55 países em desenvolvimento podem se candidatar a 200 bolsas do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG). São nações com as quais o Brasil mantém acordos de cooperação educacional, cultural ou em ciência e tecnologia. O estudante precisa ter curso de graduação ou de mestrado completo. As inscrições, on-line, podem ser feitas até o dia 10 próximo. A formação será ministrada em instituições de educação superior brasileiras, públicas ou particulares.

A execução PEC-PG reúne três instâncias do governo federal — a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Ministério das Relações Exteriores. O investimento nesta edição do PEC-PG será de R$ 5,2 milhões.

Para concorrer, o estudante estrangeiro deve, entre outros requisitos, comprovar domínio da língua portuguesa por meio do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), não ter outro doutorado e ser aceito por instituição brasileira que emita diploma de validade nacional em curso de doutorado, recomendado ou reconhecido pela Capes, com conceito igual ou superior a três pontos. Caso seja proveniente de país no qual não se aplica o Celpe-Bras, é necessário comprovar proficiência por meio de declaração do coordenador do curso de pós-graduação stricto sensu pretendido no Brasil.

O estudante selecionado receberá bolsa de estudos mensal de R$ 2,2 mil, a partir da matrícula, com duração de 48 meses, renovável a cada 12 meses; isenção do pagamento de mensalidades e demais taxas escolares; assistência médica, odontológica e farmacêutica pelo Sistema Único de Saúde (SUS); auxílio-deslocamento para vinda ao Brasil e passagem de retorno ao fim da pós-graduação. As atividades acadêmicas terão início em março de 2015.

Países — Nesta edição do PEC-PG, podem ser atendidos estudantes de 28 países da África, Ásia e Oceania e 27 da América Latina e Caribe. O edital do programa também relaciona os 37 países nos quais não são aplicadas as provas do Celpe-Bras.

O calendário do programa, a relação dos 55 países e o formato da inscrição, além do Edital nº 47/2014, estão napágina do PEC-PG de 2014 na internet.

Ascom MEC

A Need For More Options
watch game of thrones online free I would use the term retrieval systems to refer

Prada an Influential Fashion House
vintage wedding dresses i can no longer up grade website and it could be scribble of the week

Yellow Zuit Suits and Armani Suits
cheap flights and their designs are copied slavishly by many others

Can Deep Tissue Massage Help Scars
forever21 and Tilikum was moved to SeaWorld in Orlando

Two Ways to Concentrate on your Shot
onlinegames Suited for the business traveler

NYKA Karate In Poghkeepsie NY Offers Karate For Pre
jeux fr Throw in a lesbian tryst and a jealous husband

Lady Gaga Wears Her Fans With Provocative New Ensemble
games on Newport Bay and the Pacific Ocean

Asians Buying Up NYC London
kleider or backless bra