Estudos desenvolvidos na UFSCar analisam o papel das universidades federais nos âmbitos sociais e econômicos

 As pesquisas são coordenadas pelo docente João dos Reis Silva Júnior, do Departamento de Educação, e abordam as políticas de educação e a globalização da economia

Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Mercer University, da Georgia, Estados Unidos, analisam o papel social e econômico das universidades federais diante da globalização e desenvolvimento dos países emergentes. Na UFSCar, os estudos são coordenados pelo docente João dos Reis Silva Júnior, do Departamento de Educação.

Silva Júnior conta que as relações com a Mercer University começaram durante seu estágio pós-doutoral realizado na Universidade de São Paulo (USP) e na University of London, em 2011. “Produzi um pequeno texto de trabalho cujo foco consistia em começar a discutir a globalização da educação superior, mais como demanda econômica do que como demanda acadêmica”, conta o professor. O trabalho realizado por Silva Júnior foi objeto de análise em algumas universidades da Europa e dos Estados Unidos, dentre elas a Mercer University e a University of London.

No mês de julho deste ano, o professor Silva Júnior participou de um debate sobre a globalização da educação superior como parte do processo econômico. Parte das discussões incentivaram a parceria entre a UFSCar e a Mercer University em um projeto de pesquisa com o professor Eric Spears, do Departamento de Sociologia e diretor de programas Internacionais da Mercer University. “Um artigo conjunto com o professor Spears já foi publicado no Brasil e sua versão em inglês está para ser publicada nos Estados Unidos. Além disso, este trabalho deu origem ao projeto de pesquisa 'O novo papel social e econômico da universidade federal diante da globalização da economia', que é adendo ao convênio entre a UFSCar e a Mercer University e tem como um de seus principais objetivos o intercâmbio de estudantes de todos os níveis das duas universidades e também de professores envolvidos com o tema”, relata o professor.

Na opinião de Silva Júnior, a parceria entre pesquisadores de universidades estrangeiras é muito importante na compreensão dos processos econômicos e no entendimento do papel da universidade no desenvolvimento de um país, diante do aumento das relações internacionais estabelecidas pelo Brasil com os Estados Unidos e países europeus e orientais.

Silva Júnior explica que o modelo econômico adotado pelo Brasil entre as décadas de 1980 e 1990 intensificou o papel da educação no processo de inserção internacional, principalmente em questões referentes à formação de profissionais e pesquisadores. “No âmbito da formulação de políticas, o esperado é a elevação da riqueza do país por meio de projetos que agreguem valor econômico de um lado e, de outro, o aprofundamento da formação de nosso profissionais e pesquisadores. Contudo, é muito cedo para se assegurar como este processo vai realizar-se e quais suas consequências para a universidade pública”, acredita o docente.

Mais informações sobre as pesquisas entre as instituições de ensino podem ser conferidas em http://features.mercer.edu/brazil/.

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