Evento marca lançamento do Portal de Periódicos da UFSCar


Programação conta com palestras que tratam de assuntos relacionados à editoração científica

Será lançado no próximo dia 25 de agosto o Portal de Períódicos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), cujo intuito é reunir em uma única plataforma online os periódicos correntes vinculados à Instituição. O lançamento oficial ocorre em evento que acontece no Anfiteatro da Reitoria, área Sul do Campus São Carlos da UFSCar, com início às 8h30.

O Portal é resultado do trabalho de uma comissão instituída pelo Conselho de Pós-Graduação para esse fim. “O objetivo da comissão foi criar uma plataforma visando ampliar a divulgação dos periódicos da UFSCar”, explica a presidente da comissão Ana Paula Serrata Malfitano, docente do Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar. Ela acrescenta que a iniciativa deve promover futuras ações conjuntas no campo da editoração científica.

O portal disponibiliza o acesso a 22 periódicos, que abrangem diversas áreas do conhecimento como Pedagogia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Literatura Ameríndia, dentre outras. À medida que outras publicações vinculadas à UFSCar forem criadas, elas serão inseridas na plataforma.

Além do lançamento do Portal, o evento contará com palestras relacionadas à temática. Após a abertura será realizada a palestra “Apoio institucional, financiamento de periódicos e o desenvolvimento de Programas de Pós-Graduação: a experiência da UFSCar no lançamento de uma ata pública”, ministrada pela Pró-Reitora de Pós-Graduação da UFSCar Débora Cristina Morato Pinto. Em seguida, a presidente da Comissão do Portal de Periódicos da UFSCar aborda “Os periódicos editados na UFSCar: breve panorama”. Encerrando a programação do período da manhã, Solange Santos, membro do Comitê de Avaliação do Scielo, fala sobre “Periódicos brasileiros: o atual momento da Scielo”.

A palestra “Associação Brasileira de Editores Científicos – Abec: apoio à editoração científica”, ministrada por Sigmar de Mello Rode, presidente da Abec, às 14 horas, abre as atividades do período da tarde. Em seguida, a diretora de Relações Internacionais da Capes, Débora de Menezes Neddermeyer, aborda “Internacionalização e produção científica”. O evento termina com reunião aberta “Fórum de Editores da UFSCar: demandas e possibilidades”.

As atividades são abertas e os interessados devem fazer inscrição por meio de formulário, disponível no site www.periodicos.ufscar.br, no link “eventos”. Mais informações, incluindo a programação completa, podem ser consultadas no mesmo site.

Ascom UFSCar