UFF – Faculdade de odontologia dispõe de microscópio de última geração

Reitor Sidney Mello e o vice, Antônio Nóbrega, na entrega do novo microscópio Acompanhados de professores do PUNF, Mello e Nóbrega conhecem as utilidades do novo aparelho

Com capacidade de trabalhar em alto e baixo vácuo e realizar análises do tipo EDS (energia dispersiva de raios-x), o Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) foi adquirido pelo Laboratório de Microscopia da Faculdade de Odontologia, do Polo de Nova Friburgo. O recurso, proveniente da Finep, no valor de R$850.000,00, foi investido na compra do equipamento e em obras de infra estrutura e montagem de novos aparelhos do laboratório.

O novo microscópio funcionará como equipamento multiusuário de alta tecnologia e poderá ser utilizado pelo Instituto Politécnico da UERJ, em Nova Friburgo e dará apoio a projetos de pesquisa da região serrana, fomentando o trabalho cientifico e tecnológico, e o desenvolvimento de inovações como materiais para a indústria de próteses e de engenharia.

Esta é mais uma ação de consolidação acadêmica dos campi fora de sede”, Antônio Cláudio Nóbrega.

Segundo o responsável pelo laboratório, professor Marcos Barceleiro, o MEV é um aparelho de última geração que, além da capacidade de trabalhar em alto e baixo vácuo e realizar análises do tipo EDS (energia dispersiva de raios-x), permite análises de superfícies de diferentes estruturas como material biológico (dentes, próteses dentarias, etc.), madeira e concreto, por microanálise química por raios.

O laboratório, informou Barceleiro, conta com dispositivos como metalizador, acessório de carbono e secador em ponto crítico, sendo o único laboratório de microscopia eletrônica instalado na região serrana do Estado do Rio de Janeiro. Ele atenderá a toda comunidade acadêmica do Campus de Nova Friburgo, em especial os cursos de Odontologia, Biomedicina e Fonoaudiologia, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Servirá também a pesquisadores de outros centros da região serrana, como professores e alunos do campus da UERJ, sediado em Nova Friburgo.

O aporte financeiro para aquisição do microscópio se deu  por meio de um projeto institucional, coordenado pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi – UFF) há cerca de 5 anos. O processo de aquisição e instalação dependeu de diversos acordos institucionais que envolveram desde o aperfeiçoamento da gestão dos projetos da Finep para aquisição de grandes equipamentos até um extenso processo de importação e a execução de uma obra de modernização e ampliação da carga elétrica de todo o campus de Nova Friburgo.

Segundo o vice-reitor, professor Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega, esta é mais uma ação de consolidação acadêmica dos campi fora de sede. A esta se somam outras reformas e ações acadêmicas como a construção do projeto do mestrado nesse campus, aprovado recentemente pela CAPES, e do edital de apoio acadêmico específico para os campi fora de sede.

A inauguração do novo laboratório ocorreu em setembro e contou com a participação do reitor, Sidney Mello, vice-reitor, Antônio Carlos da Nóbrega, pró-reitora da PROPPI, Ana Paula Mendes de Miranda, diretor e vice-diretora do PUNF, respectivamente, professores Amauri Favieri e Fernanda Volpe, o coordenador de pós-graduação do campus e responsável pelo laboratório, professor Marcos Barceleiro, bem como o professor Vinícius D’Avila Bittencourt, responsável pelo laboratório multiusuário, o professor Cresus Vinícius, assessor do Reitor, além de alunos, professores e outras autoridades locais.

Ascom – Universidade Federal de Fluminense