Faculdades reagem com cautela às mudanças nos cursos de Medicina

A partir de 2015, todo estudante terá que atuar no SUS por dois anos e, com isso, faculdade terá oito anos de duração. UFRJ, Uerj e UFMG não se posicionaram, mas diretor da Federal do Ceará critica longa duração do estágio no sistema público. Reitor da Gama Filho acha que os profissionais deveriam ser atraídos para o SUS com bons salários

RIO – Universidades reagiram com cautela aos programas “Mais Médicos” e “Mais formação”, anunciados pelo governo federal nesta segunda-feira (8), que causam profundas mudanças nas faculdades de Medicina públicas e privadas do país. A partir de 2015, todo novo estudante terá que passar dois anos atuando numa unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) antes de poder obter seu diploma. Com isso, a duração da faculdade será de até oito anos.

Procurados pelo GLOBO, representantes de instituições como Uerj, UFRJ e UFMG não quiseram dar entrevistas porque, para eles, ainda é cedo para se posicionar. Já o diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), Luciano Moreira, acha válida a vivência no SUS, mas critica a duração dessa experiência, de dois anos.

— Todos os estudantes de instituições públicas deveriam mesmo estar a disposição do governo temporariamente. Mas acho que um ano seria tempo suficiente. Caso contrário, esse aluno poderá demorar até dez anos para chegar ao mercado de trabalho, levando em consideração a residência. E isso pode ser desestimulante para ele — analisa Moreira, completando que isso pode levar também a um excesso de alunos nesses locais.

Este “serviço obrigatório” vai representar o segundo ciclo na formação do novo médico. Atualmente, o curso é dividido em dois ciclos. O primeiro, com quatro anos de curso teórico, e o segundo, com dois anos de estágio obrigatório em regime de internato (7.200 horas). Depois das mudanças, esses seis anos estarão incluídos no primeiro ciclo. O treinamento no SUS virá em seguida e valerá para as redes pública e privada. Os alunos de universidades particulares ficarão isentos da mensalidade neste período final.

Luciano Moreira acha que, para a estratégia dar certo, o governo precisa garantir condições básicas para os estudantes serem recebidos nas unidades do SUS

— Sabemos que em muitos postos não há sequer analgésicos ou aparelho para medir pressão. Ninguém tem condições de trabalhar e fazer milagre — pontua.

Conforme as informações divulgadas, caberá à universidade supervisionar o estágio do estudante nos postos SUS. Nesse caso, Luciano defende, então, que as instituições recebam todo o apoio necessário.

— Será necessário contratar mais professores. Ou o profissional fica no meio acadêmico ou nos hospitais e clínicas, monitorando esse treinamento. Vamos precisar de muita gente.

O reitor da Universidade Gama Filho, José Raimundo Romeo, critica diversos aspectos das alterações divulgadas nesta terça.

— Antes de tudo, defendo que seja feita uma consulta a todas as instituições de ensino de Medicina do país, para que o governo identifique quais são os reais obstáculos e gargalos desses cursos. Sabemos que há grandes problemas no que diz respeito às atividades práticas, como hospitais que não absorvem as demandas dos alunos. Mas não sei se o SUS terá como absorver isso. O ideal seria que os profissionais fossem atraídos para o sistema público após formados, com salários atrativos e boas condições de trabalho — avalia.

Eduardo Vanini – O Globo

 

 

How to Conduct a Marriage Retreat for Couples
watch game of thrones online free 1920s Clothing for Men

Top Fashion Trends for Spring
online games items your 1960s

Shirts that fit like the Target Mossimo Athletic Cut
mermaid wedding dresses No user replaceable battery

Adorn Yourself with Trendy Turquoise Jewelry
cheap flights steps to create the exorcist fancy dress to make halloween party

Rihanna exposes her body in a black sheer dress
jeu gratuit motorcycles and college football

Princess Diana Dresses Exhibit Closing soon in Naples
kleider Once all the oil has finished draining

Making Offers on MLS properties
ballkleider Chola Identifies You With Guru

How to Save Women From Breast Pain
games or high heeled rough bottom