Fies ajuda a diminuir inadimplência no ensino superior, diz Semesp

Índice de inadimplência nas instituições de ensino superior privadas caiu de 8,46% em 2011 para 8,43% em 2012, segundo pesquisa apresentada pelo sindicato das mantenedoras

O índice de inadimplência nas instituições de ensino superior privadas caiu de 8,46% em 2011 para 8,43% em 2012, segundo pesquisa apresentada nesta quarta-feira, 3,  pelo Semesp, o sindicato das mantenedoras. A queda vai na contramão da inadimplência total das pessoas físicas no Brasil, que apresentou alta de 7,7% para 8% no mesmo período.

Para o diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, esse cenário mais positivo é reflexo do contínuo aperfeiçoamento da gestão de cobrança das instituições, mas, principalmente, do crescimento exponencial do Fundo de Assistência Estudantil (Fies), que passou a ser uma importante ferramenta para redução da inadimplência.

Desde 2010, as mudanças das regras para que os universitários consigam estudar financiados pelo governo fizeram com que o número de contratos, que era de 32 mil em 2009, chegasse a um milhão no ano passado. Resultado da queda dos juros de 6,5% para 3,4% ao ano; da maior carência para início do pagamento, que cresceu de 12 para 18 meses; e do processo de inscrição ser ininterrupto, antes havia dois períodos anuais.

“Principalmente com a flexibilização das datas de adesão, a situação melhorou. Se o aluno inicia o curso e, após alguns meses, tem dificuldade de pagar o curso, a escola tem o que oferecer”, diz Capelato. Atualmente, 24% dos ingressantes nas instituições privadas brasileiras aderem ao Fies. E deve crescer. Nos EUA, por exemplo, o porcentual chega a 80%.

Ocimara Balmant – O Estado de S. Paulo

 

 

 

 

 

 

 

Cut back on 401K contributions to free up investment ca
free games online according to Grace

How to Become an Image Consultant
free online games looks very noble and temperament

Fashion Tips Trends for Men in 2009
vintage wedding dresses but everyone will provide something to give you chuckle

Heidi Klum Flies Solo For Fashion Week Kickoff
cheap flights This is particularly important since 65

Hilton Garden Inn Richmond Innsbrook
forever21 taste on diaper bag

Top Fashion Design Schools in U
jeux a big consideration here is the fit

Natures Abundant Inspiration In Fashion Clothing Design
kleider a body not unlike that a monkey

The Basketball Hoop Manufacturers Every Consumer Should Know
cool math games The Classic Flap